A tecnologia empregada nos equipamentos agrícolas, atualmente, é de suma importância para garantir resultados satisfatórios no campo. Dessa forma, o Centro de Extensão e Pesquisas Agropecuárias (Cepagro) e a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV) da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizaram, nesta segunda-feira, 16 de agosto, uma atividade envolvendo as indústrias de máquinas agrícolas que possuem parcerias com a instituição. Durante toda a manhã e a tarde o maquinário ficou exposto em frente ao prédio da FAMV, no Campus I, com a presença dos responsáveis técnicos de cada uma das empresas.
Os estudantes do curso de Agronomia tiveram a oportunidade de interagir com os funcionários das indústrias que disponibilizam equipamentos em comodato para a Universidade. O momento serviu para os alunos esclarecerem suas dúvidas sobre o funcionamento das máquinas, além de receberem informações e dicas para um melhor aproveitamento dos equipamentos.
Para o professor da disciplina Máquinas Agrícolas, Walter Boller, o relacionamento próximo com as indústrias da região é importante para atualizar os alunos e garantir pesquisas de qualidade no curso. “Com os equipamentos apropriados e modernos podemos deixar nossos alunos atualizados com o mercado”, destacou Boller.
Filho de produtores rurais de Santo Antônio do Palma, o acadêmico Fernando Spolti, 19 anos, quarto nível do curso de Agronomia, acompanhava atentamente as dicas sobre uma das máquinas. “Podemos conhecer melhor os equipamentos e aplicar tanto em sala de aula como na prática o que foi nos passado aqui”, garantiu o jovem estudante, lembrando que a iniciativa poderia ser repetida pelo menos uma vez por semestre.
Segundo o gerente de Desenvolvimento Mercado/Produto da Semeato, engenheiro agrônomo Eduardo Copetti, a possibilidade de incentivar os alunos e os professores é importante para disseminar a utilização do maquinário. “Além de contribuirmos com a instituição fazendo com que os estudantes possam ter contato desde já com equipamentos agrícolas de ponta, também estamos com os nossos produtos presentes no cotidiano de muitos filhos de agricultores, que já são ou poderão ser nossos clientes”, comentou Copetti.
Os alunos puderam receber orientações sobre uma semeadora e adubadora da Semeato; um pulverizador de barras da Kuhn Metasa; uma colhedora de forragem da Nogueira, uma semeadora de precisão da Kuhn Metasa; um monitor de semeadura da Agral; e um trator da Massey Ferguson.