Redação/ON
Apesar da definição de um calendário de pagamento para os valores atrasados, os produtores de frango integrados da Doux Frangosul de Passo Fundo estão recebendo pagamentos parciais. O atraso chega a ser de 90 dias ou mais, ou seja, a cada três lotes entregues, eles estão recebendo por um, estando sempre com dois lotes em atraso.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a empresa não está cumprindo com o que havia sido acordado, não pagando os atrasados. Mesmo assim, como são integrados da empresa, continuam fazendo a entrega. Conforme Alberi Ceolin, presidente do sindicato, há poucos dias chegou até mesmo a faltar comida para alimentar os animais. Ainda segundo o sindicato, esta não é a primeira vez que é definido um calendário de pagamentos que não é cumprido.
Luís de Jesus, presidente da Avepemca, associação que reúne 35 produtores de frango de Passo Fundo e região conta que em julho era para ter sido encerrado o calendário de pagamento dos atrasados, o que não aconteceu. Com isso, além do calendário, também está atrasado o pagamento dos lotes entregues recentemente. "Pelo último calendário definido pela empresa, tem produtor há mais de 60 dias esperando para receber os atrasados, e referente ao frango novo para abate, o atraso chega a 120 dias para alguns produtores", explica Jesus.
A situação se agrava, porque além de conseguir arcar com os custos de produção, o frango está perdendo a qualidade. "Isto está nos deixando muito aflitos, porque o produtor está tendo que pagar todo custo de produção e está sem ressarcimento, trazendo uma grande dificuldade em honrar com seus compromissos para manter a produção. Mais do que isso, nos últimos 20 dias a situação piorou e está faltando ração nos aviários. Agora, além do prejuízo financeiro, a qualidade das aves está sendo prejudicada", salienta.
Em nível estadual, a situação está sendo discutida através da Fetag e dos sindicatos. "Precisamos que isso se resolva logo, porque são quase dois anos com essa situação", ressalta Jesus.
Entenda o caso
Os produtores de frango estão atravessando uma séria crise desde o final de 2008. Em Passo Fundo, eles reclamam dos atrasos no pagamento da empresa Doux Frangosul, uma vez que desde o final de 2008, este problema tem sido constante. Além disso, a empresa não tem cumprido o calendário de pagamento dos atrasados da mesma data. Com isso, desde abril de 2009 a empresa vem montando calendários de pagamento desses atrasados, porém até então nenhum deles foi cumprido.
A cada 30 dias, após a entrega do lote, deveria ser feito o pagamento, mas isso não está acontecendo. O baixo preço pago ao produtor e os atrasos prejudicam as finanças, pois o produtor que possui seu aviário dentro das normas, utilizando toda a tecnologia tem um alto custo de investimento.