Comércio se prepara para Dia das Crianças

Expectativa é de crescimento nas vendas, especialmente no setor de brinquedos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Glenda Mendes/ON

Faltando pouco mais de um mês para o Dia das Crianças as lojas já estão se preparando para as vendas com a data. Uma das mais representativas do comércio, a comemoração deve render um bom incremento especialmente para o setor de brinquedos e lojas especializadas em roupas e calçados infantis. Além disso, com o advento da tecnologia, as lojas de informática e eletrônicos também devem ter o que comemorar depois do dia 12 de outubro.
A previsão da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) é de que o incremento, em nível nacional, chegue aos 16%. Nem tão otimista assim, as o comércio de Passo Fundo espera incremento em torno dos 5% em relação a igual período do ano passado. Os presentes mais comuns para o próximo Dia das Crianças, ainda segundo a Alshop, devem ser os brinquedos, sem esquecer do espaço já conquistado pelos eletrônicos. Em pesquisa feita pela Associação, os consumidores apontaram para um gasto médio entre R$ 80 e R$ 120 na compra do presente.
Como 2010 tem sido um ano bastante positivo para o comércio de Passo Fundo que, dentre outros fatores, tem sido o principal braço na manutenção da positividade do emprego formal, a expectativa é de crescer em outubro. “Esperamos um crescimento de 5% a 7% com o Dia das Crianças desse ano em relação ao ano passado”, salienta o diretor do Serviço de Proteção ao Crédito da Câmara de Dirigentes Lojistas, Sérgio Giacomini. “O ano vem positivo, por isso esperamos um crescimento dentro da média”, completa.
A expectativa por aqui segue a tendência nacional de preferência à compra de brinquedos, mas “calçados e roupas infantis também devem vender bem”. Isso, porque muitos pais procuram unir o útil ao agradável, presenteando com artigos funcionais. Além disso, como o costume de algumas marcas em unir calçados com brinquedos, por exemplo, ficam felizes pais e filhos.

Celulares e computadores
Como não existe idade para ser criança, os mais velhos podem aproveitar a data para pedir presente. Por isso, o setor de eletrônicos e celulares apostam no nicho das crianças mais velhas, já adolescentes. De acordo com Giacomini, computadores e notebooks também fazem parte da lista de presentes. “Dependendo da idade, os computadores são uma das opções”, comenta. Junto com a informática, os celulares devem ter boa venda neste Dia das Crianças.

Gostou? Compartilhe