Cultivar de trigo alcança 100 sacas por hectare

Produtividade foi obtida em área experimental da Fundação Pró-Sementes no Paraná

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Fundação Pró-Sementes iniciou há 30 dias a colheita dos ensaios de cultivares registradas de trigo em São Paulo e no norte do Paraná. Até o dia 27 de agosto, cinco pontos já haviam sido colhidos. Esses ensaios são compostos pelas cultivares de todas as empresas de melhoramento de trigo no país, agrupadas segundo o zoneamento agroclimático, estabelecido pelo ministério da Agricultura para cada região.

O campo experimental do município de Astorga (PR) foi um dos primeiros a ser colhido. Os ensaios atingiram produtividade média de 4.850 kg/ha ou 81 sc/ha. Este rendimento é o resultado médio de 30 cultivares de trigo testadas neste local. A campeã em produtividade alcançou 100 sc/ha e a que menos produziu 62 sacas/ha, variação, portanto, de 38 sacas entre a mais e a menos produtiva.

Segundo o engenheiro agrônomo da Fundação Pró-Sementes, Joel Brollo, as condições climáticas favoráveis durante todo o ciclo, as boas práticas de manejo e tecnologia de cultivo foram fatores importantes que contribuíram para a alta produtividade. Em breve, a Fundação Pró-Sementes irá repassar as informações de rendimento nos demais locais, dentre eles com ensaios sob irrigação em pivô central.

Gostou? Compartilhe