A elevação no preço do milho, insumo mais importante para a avicultura, tem preocupado o setor avícola quanto a impactos nos custos de produção. Dados divulgados pelo CEPEA/USP indicam incremento de 5,6% no valor da saca de 60 kg do grão entre 13 e 20 de setembro, cotada a R$ 25,13. Pelo mesmo levantamento, no acumulado do mês, o índice aumentou 13,52%.
De acordo com o Presidente Executivo da União Brasileira de Avicultura (UBABEF), Francisco Turra, há uma grande especulação sobre a cotação do produto. ”Pelos números que recebemos na Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (MAPA), não há motivos para os preços exorbitantes que estão sendo cobrados pela saca de milho”, explica Turra.
De acordo com informações repassadas pelo Ministério à UBABEF, o estoque do mês de setembro atingiu patamar de 33 milhões de toneladas. Ainda segundo o MAPA, o estoque de passagem previsto para este ano é de 12,6 milhões de toneladas, mais de um milhão de toneladas acima do estoque de passagem de 2009, com 11,4 milhões de toneladas.
“O Ministério da Agricultura nos garantiu que intervirá incisivamente no caso de aumentos excessivos de preços. No mesmo sentido, temos recomendado aos membros da cadeia produtiva para que fiquem atentos a eventuais especulações”, arremata Francisco Turra.
Especulação sobre o milho é injustificável, afirma Turra
· 1 min de leitura