No dia 15 de outubro, a Fundação Pró-Sementes com apoio do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA/SFA/RS), Embrapa Trigo, Embrapa Transferência de Tecnologia, Apassul e Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), promove um treinamento para Produtores de Sementes certificadas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, responsáveis técnicos e pessoal de apoio. O treinamento tem como objetivo proporcionar melhorias no processo de certificação de sementes desenvolvido pela instituição. O evento acontece das 9h às 12h15 na Embrapa Trigo e das 14h às 15h30, na RS 153, 3 km após o trevo de Coxilha, sentido Erechim.
As atividades iniciam com a apresentação do modelo de certificação utilizado pela Fundação Pró-Sementes. No cronograma estão previstas palestras sobre o preenchimento de documentos previstos na Legislação Brasileira sobre Sementes e Mudas que será apresentada por fiscal federal agropecuário do MAPA/SFA/RS, vistorias de campo de acordo com o Guia de Inspeção de Campos para Produção de Sementes (Agiplan, 1974) e o processo operacional do sistema informatizado de certificação.
O grande destaque do evento é mostrar o campo das parcelas de pré e pós-controle, que é considerado o ponto-chave do sistema de certificação proposto pela Fundação Pró-Sementes e que consiste em conduzir no campo, parcelas representativas de todos os lotes que poderão dar origem a campos de produção de semente certificada.
Considerando que estas parcelas são plantadas antecipadamente à época normal dos campos de produção, é possível observar a identidade e a pureza genética dos lotes utilizados pelo produtor de sementes Certificadas. Caso sejam identificadas não-conformidades com relação à identidade genética, o responsável
técnico é imediatamente informado. Quando isso ocorre, o campo de produção é auditado pela Fundação Pró-Sementes.
As áreas de pré-controle da Fundação Pró-Sementes estão instaladas em Passo Fundo (RS), Campo Mourão (PR) e Campo Verde (MS). Maiores informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (54) 3314-8983.
Fundação promove treinamento
· 1 min de leitura