O plantio do milho foi praticamente encerrado na região, nesta semana. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater, as lavouras já implantadas apresentam bom estado de desenvolvimento. As áreas de trigo continuam com bom desenvolvimento, embora algumas enfrentem problemas com algumas doenças. A maior parte, está na fase de enchimento de grãos.
No Brasil é esperada na primeira safra uma produção entre 30,53 e 31,11 milhões de toneladas de milho, redução entre 8,7% a 10,4% em relação a safra 2009/10. Para a segunda safra, este primeiro levantamento indicou redução de 3% no volume a ser colhido. Caso confirmadas, estas projeções iniciais, a colheita total de milho no país será entre 6,5% a 7,5% inferior a da safra passada, reduzindo de 12,4 milhões para 10,4 milhões de toneladas os estoques de passagem.
As exportações brasileiras de milho tiveram forte incremento no mês de setembro alcançando 1.929.485 toneladas, com cotação média de R$ 19,40 a saca. Nos primeiros nove meses deste ano as exportações nacionais somaram 5.461.690 toneladas de milho, superando o mesmo período do ano passado quando as exportações foram de 4.626.154 toneladas.
Trigo
A maior parte das lavouras de trigo está em fase de formação e enchimento de grão, com bom aspecto sanitário, caracterizando, possivelmente, rendimentos futuros acima dos esperados inicialmente. Os produtores seguem os tratamentos para auxiliar no controle preventivo de doenças da espiga, colmo e folhas. Em alguns casos, o excesso de umidade verificado nas semanas anteriores fez elevar a incidência dessas doenças, sem, no entanto, alcançar níveis críticos, ou causar maiores danos. Com a colheita se aproximando, os preços seguem em patamares desfavoráveis para os produtores.