Redação ON
A localidade de Povinho Velho, dividida entre os municípios de Passo Fundo e Mato Castelhano, é berço de cinco, das 25 bacias hidrográficas do Estado. Neste espaço geográfico nascem as águas que abastecem e são responsáveis diretas pelo desenvolvimento de 61% dos municípios gaúchos: 302. Em uma grande área situada no interior do município, no distrito de Povinho Velho, entre Passo Fundo e Mato Castelhano, existe uma vereda de pequenas nascentes que são as formadoras das bacias do Passo Fundo, Alto Jacuí, Apuaê-Inhandava e Taquari-Antas. Pequenos banhados se desmembram em quatro braços diferentes, que seguem destinos contrários. Um dos braços vai formar, depois de percorrer mais de cem quilômetros e se juntar a dezenas de rios e riachos, a grande bacia do rio Jacuí, que contribui com 85% das águas formadoras do Lago Guaíba. E em outro ponto, não muito distante do primeiro, outras nascentes dão início à quinta bacia hidrográfica com berço na cidade, a do Rio da Várzea.
Para mostrar este potencial, a Emater Regional, com o apoio da Embrapa Trigo, UPF, Gesp, Corsan, prefeituras de Passo Fundo e Mato Castelhano, e Faculdade Portal, realiza no dia 19, próxima terça-feira, o Dia de Campo no Berço das Águas. Será uma verdadeira aula de geografia e história, assegura o engenheiro agrônomo da Emater, Ilvandro Barreto de Mello, um dos organizadores da atividade.
O Dia de Campo terá dois momentos. O primeiro deles vai atender a cerca de 200 alunos de escolas de Mato Castelhano pela parte da manhã. Nesta ocasião, além de conhecer de perto o berço das nascentes que abastecem cinco bacias hidrográficas do Estado, eles conhecerão a história de Povinho Velho, uma localidade importante para o contexto regional. À tarde, agricultores e autoridades municipais de 17 cidades da região terão a oportunidade de participar de estações que abordarão a influência das florestas na proteção e na dinâmica da água; recuperação de áreas degradadas e qualidade da água. O projeto pretende se transformar em permanente e envolver outros municípios banhados pelas nascentes.
Nota da redação
O Nacional publicou em 29 de agosto de 2009 reportagem especial sobre as nascentes das bacias hidrográficas do estado