A campanha de vacinação contra a febre aftosa tem início no dia 1º de novembro e visa atingir todos os bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa) começa a distribuição das doses para os escritórios regionais e Inspetorias Veterinárias e Zootécnicas (IVZs) nesta segunda-feira (25).
De acordo com a técnica da Seappa, Renata Marques, o Governo do Estado distribui de forma gratuita as doses de vacina para aqueles produtores rurais que possuem até 50 animais e estão incluídos no Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar (Pronaf). "Além desses, aqueles proprietários de zona urbana considerada de risco, que possuírem até 15 animais, podem ser beneficiados pela Seappa", explica Renata.
Os demais produtores devem adquirir as doses da vacina necessárias para quantidade de animais em idade de vacinação nas casas agropecuárias, e apresentar a nota fiscal na Inspetoria Veterinária até o 5º dia útil após o término da campanha. "A comprovação da compra da vacina, com a apresentação da nota fiscal no nome do produtor é obrigatória, sob pena de ser multado", esclarece a técnica.
Com informações da Agência de notícias do Governo do Estado