Vamos às compras?

Lojistas preparam vitrines para o final de ano. Natal e Dia das Mães são as datas mais expressivas em volume das vendas registradas pelo comércio

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Clarissa Ganzer/ON

Guirlandas, bolas e cores. As decorações que remetem ao Natal já podem ser observadas em vitrines de diferentes lojas de Passo Fundo. Ao caminhar pela cidade, é fácil ficar atraído pelos enfeites que chamam a atenção dos olhos, lembram de presentear as pessoas queridas e indicam que o período de compras mais significativo para o comércio começou. A Diretora de Promoções da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Passo Fundo, Márcia Meneguzzi, afirma que o Natal, e depois o Dia das Mães, é a época mais expressiva para os lojistas e a ornamentação dos mostradores contribui para o aumento das vendas “Certamente, a decoração vai motivando os clientes a entrar no espírito de Natal. A decoração deixa os estabelecimentos mais bonitos e convida às compras”, comenta.

Seduzindo pelos olhos
O gerente de uma loja de móveis, eletrodomésticos e informática na Avenida Brasil, Edson Carraro, endossa Márcia. Segundo ele, o ambiente alegre proporcionado por faixas coloridas e adereços nas lojas facilita a venda. No estabelecimento em que trabalha, a decoração começou a ser montada na segunda-feira (8). “A expectativa é que as vendas sejam 20% superiores em relação ao ano anterior”, acredita.

Nessa loja de roupas na Rua Moron não é só a vitrine que está preparada para as festividades de final de ano. Dentro do estabelecimento, guirlandas enfeitam as paredes. “As pessoas entram nesse clima de Natal, associam ao 13° salário e a presentear”, opina a gerente, Cláudia Acker. Os ornamentos do lugar começaram a ser montados na semana passada. Ela espera um acréscimo de 15% nas vendas em comparação ao mesmo período de 2009. A Diretora de Promoções da CDL prevê um aumento de 10% a 11% das vendas neste ano.

Promoções
Além dos adornos, que podem estimular as compras, muitas promoções são feitas nesse momento. A CDL do Rio Grande do Sul organiza em todo o Estado o Natal de Prêmios, em que o cliente pode ganhar de veículo a televisões. Márcia explica que a CDL de Passo Fundo participa da promoção. “A cada R$50 em compras, o cliente ganha um cupom e pode concorrer a dez automóveis, 20 motocicletas, dez lavadoras, dez refrigeradores, dez televisores de LCD e um certificado em barras de ouro no valor de R$80 mil”, exemplifica. A campanha acontece do dia 20 de novembro até 15 de janeiro de 2011.
Nesse mesmo período acontece também a campanha Natal dos Sonhos Premiado, ela é realizada pela CDL há cinco anos. Esta promoção premia o lojista e o vendedor. Mais de quinhentas lojas participam das campanhas.
Além dessas ações, de 28 de janeiro a 12 de fevereiro de 2011 acontece a Liquida Tchê, que oferece preços especiais para a clientela.

Ações para o Natal
Márcia salienta que Passo Fundo, através de diferentes entidades, está criando iniciativas para tornar o Natal mais atraente e a CDL apoia essas ações, como a decoração da Associação de Empresários e Moradores da Moron (Associação Mais Moron) na rua, as atividades organizadas para o Natal pela Associação Boqueirão Legal e Cantata Natalina.   
Ainda, ela complementa que a CDL faz parte das entidades que planejam o projeto Passo Fundo Natal dos Presépios, que, entre as atividades, pretende construir uma árvore de 12 metros de altura em frente a Praça Marechal Floriano. “Estamos tentando criar isso não só pelo presente, pelo material, mas para que as pessoas reflitam sobre o bem, a paz, nesse momento”, finaliza.

Também fazem parte do projeto Passo Fundo Natal dos Presépios, a Acisa (Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária), ADCE (Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas), Associação Mais Moron, Ampip (Associação de Micros e Pequenas Indústrias de Passo Fundo), Setracap (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Planalto), Sindicato Rural, Sincomercio (Sindicato do Comércio Varejista de Passo Fundo), Sinduscon (Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Passo Fundo), Sindicato dos Técnicos em Contabilidades e Contadores de Passo Fundo, SHRBS (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Passo Fundo), Prefeitura Municipal de Passo Fundo e UPF (Universidade de Passo Fundo).

Gostou? Compartilhe