As vendas de fim de ano dos supermercados gaúchos deverão ser 13% maiores do que no mesmo período do ano passado, fazendo do Natal e Ano Novo deste ano os melhores de todos os tempos, em termos de vendas, para o setor. Este é um dos resultados do estudo encomendado pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) ao Instituto Segmento Pesquisas, para saber a percepção dos consumidores e dos supermercadistas para as Festas de Final de Ano em 2010. A pesquisa foi realizada entre os dias 04 e 10 de novembro, quando foram entrevistados 200 consumidores residentes em Porto Alegre, de ambos os sexos, com idades entre 18 e 65 anos e de todas as faixas de renda. Pelo lado dos supermercadistas, foram ouvidos 21 empresários em todo o Estado.
Em alta
Os resultados do levantamento mostram o crescimento da preferência do supermercado como local de compra de produtos para as festas e presentes. Dos 19 itens analisados na pesquisa, 12 serão comprados majoritariamente em supermercados, fazendo com que as lojas do segmento sejam responsáveis por 65% de todos os produtos que serão adquiridos para a ceia e presentes de final de ano. “De cada três produtos comprados neste final de ano, dois serão adquiridos nos supermercados”, projeta o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo. Com relação aos produtos alimentícios e bebidas (peru/chester/pernil; vinhos nacionais; bebidas destiladas; alimentos; refrigerantes; panetones; carnes; champanhas/espumantes; cervejas, especiarias), mais de 90% dos entrevistados pretendem comprá-los em lojas supermercadistas.
Diferenciais – Dentre as causas para a preferência, os consumidores apontaram itens como a variedade do mix de produtos (43%), a proximidade de casa (35,5%), a comodidade de comprar tudo em um só lugar (30,5%) e a facilidade nos meios de pagamento (12%) como fatores decisivos para a escolha dos supermercados. O que vai ficarnoscaixas dos supermercados – O valor médio gasto pelos gaúchos na Ceia de Natal de 2010 será de R$ 269,00.
Quanto aos presentes, 98% dos entrevistados pretendem presentear alguém neste Natal, principalmente familiares (filhos, netos, pais, avós, marido, esposa). No total de presentes, 27,5% – com um crescimento de 16% em relação a 2009 – serão comprados em supermercados, ao valor médio de R$ 106,00. Considerando-se as 19 categorias analisadas, pode-se dizerque, emmédia, 38,0% dos gastostotais dos entrevistados com as festas de final de ano (ante 34% em 2009), incluindo os presentes, vãoficarnoscaixas dos supermercados.
Otimismo
A expectativa de um crescimento de 13% nas vendas de Natal e Ano Novo mostra o otimismo dos supermercadistas com a chegada das festas, melhor período de vendas para o setor. Do total de empresários entrevistados, 85,7% pretendem fazeralgumtipo de promoção para o Natal e Ano Novo. A comercialização de produtos voltados às festas de final de ano vão representar 20,8% no faturamento total do supermercado neste período. Os produtos que deverão alavancar as vendas de fim de ano, na expectativa dos supermercadistas, são:
Expectativa de volume de vendas
Cervejas +19,8%
Refrigerantes +14,14%
Brinquedos +10,7%
Carnes +9,6%
Panetones +9,5%
Peru/Chester/Pernil +9,0%
Champanhe/Espumantes +8,8%
Enfeites de decoração para o Natal +8,6%
Importados – Beneficiados com a estabilidade do dólar, os produtos importados vão representar 3% das vendas de Natal nos supermercados.
Preços – Em média, os preços não-deflacionados das 19 categorias de produtos analisadas vão estar 10,5% mais altos nas gôndolas, na comparação com as festas de 2009.
Vagas temporárias – 57,1% dos supermercadistas pretendem aumentar o número de funcionários neste período. A Agas projeta a criação de 3,2 mil vagas temporárias de emprego para o período do Natal, Ano Novo e veraneio.