Conab anuncia venda de milho para o RS em janeiro

Esse será o quarto leilão e com volume de chuvas normalizado, preço deverá ficar no mínimo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

   A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) publicou na manhã desta quinta-feira (16) três avisos de venda de milho em grãos. No total serão comercializadas 13.468 toneladas para o Rio Grande do Sul. O leilão será realizado no dia 05 de janeiro de 2011 (quarta-feira), às 9h. O preço de venda será divulgado com antecedência de dois dias úteis à data do leilão.

Esse será o quarto leilão do tipo realizado pela Conab no estado nos últimos meses. O sócio-gerente e corretor da Agroinvvesti Corretora, João Pedro Corazza explica que no primeiro, o milho chegou a ser vendido a R$ 28,60, mas agora a perspectiva é que ele não ultrapasse o preço mínimo, ainda não divulgado. “Nos dois últimos leilões os preços ficaram no de abertura, R$ 25,50. “Isso significa que com a proximidade do final do ano o mercado consumidor já está abastecido e aguardando a entrada da nova safra”, destaca.

Entretanto, com o fenômeno La Niña não se confirmando, os preços não estão firmes e demanda pelo milho da Conab segue em baixa. Isso porque com as chuvas dentro da normalidade, há perspectiva de boa produtividade, mesmo com redução de área. “Como haverá milho no mercado, sem quebra de safra, o mercado comprador freiou”, disse.

O milho gaúcho está estocado nos municípios de Cruz Alta (2 t), Doutor Maurício Cardoso (34 t), Erechim (15 t), Estrela (2.850 t), Passo Fundo (12.940 t) e Pinhal da Serra (623 t). Podem participar do leilão todos os interessados em adquirir o produto. Mais informações podem ser obtidas na Agroinvvesti Corretora pelo telefone (54) 2104 2300.

Venda antecipada
Quando o milho disponível estava sendo negociado a 29 e 30 o futuro para entrega na safra estava sendo negociado entre 25 e 27 reais, pq era uma incógnita como seria a safra, devido as condições climáticas. O pessoal estava receoso e foram feitas poucas vendas antecipadas. O pessoal tirou o pé da venda e ficou retraído. Choveu bem os meses seguintes e como a lavoura está praticamente salva passou a aparecer mais oferta de produto no mercado. Os compradores viram que teria milho e tiraram o pé da compra. Saiu pouca venda antecipada tasmbém pq as lavouras estão menores, entre 15% e 20%. Produtividade deve ser boa.


Gostou? Compartilhe