Foi criada no último sábado a Associação Brasileira dos Produtores de Canola (ABrasCanola). A Entidade se originou de um trabalho que vem sendo realizado há mais de 4 anos na região norte do Rio Grande do Sul por um grupo de produtores, pesquisadores, técnicos, instituições financeiras, sindicatos e empresários, que inicialmente participaram de um Grupo chamado Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) Biocombustíveis com foco na diversificação de culturas. A partir desse trabalho a equipe resolveu se estruturar em uma Associação a fim de desenvolver ainda mais a Canola.
A entidade sem fins lucrativos, visa representar a cadeia produtiva da Canola no Brasil, mobilizar esforços e viabilizar ações conjuntas para desenvolvimento da cultura, realizar atividades que contribuam para o aprimoramento tecnológico, a melhoria de rentabilidade, o aumento de eficiência, de competitividade e de sustentabilidade dos sistemas de produção, para oferecer à produtores rurais oportunidades de geração de renda e desenvolvimento, incentivar e realizar pesquisas, debates, projetos e propostas para o aperfeiçoamento e regulamentação da produção, comercialização e uso da canola.
Após aprovação e análise do estatuto social foi eleita a primeira equipe que presidirá a ABrasCanola pelos próximos três anos. Como Presidente do Conselho de Administração foi eleito Erasmo Carlos Battistella, Vice-presidente Administrativo Fábio Júnior Benin, Vice-presidente Financeiro Renato Bresolin, Vice-presidente Técnico Luis Gustavo Bresolin, Vice-presidente de Relações Associativas e Institucionais Jair Dutra Rodrigues, Vice-presidente de Promoção de Eventos Bernardo Palma, Vice-presidente de Políticas e Captação de Recursos Nei Cézar Manica. Ainda fazem parte do Conselho Fiscal como titulares: Renir Renato Resener, Alberi Ceolin e Paulo de Tarso. E, como suplentes: Mário Wagner, Adriano Nunes de Almeida e Lamar Sakis.
De acordo com o presidente eleito Erasmo Carlos Battistella a fundação da ABrasCanola é fundamental para o desenvolvimento da cultura no país. “Temos como ideal o crescimento da Associação, para isso iremos buscar o aumento do número de associados em todo o Brasil, bem como incentivaremos o avanço da área plantada. A constituição da associação foi um passo muito importante, com ela será possível concretizar parcerias estratégicas com órgãos de pesquisa, governo federal, associações, federações, entidades, entre outros para viabilizarmos o fomento, a capacitação técnica, a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico, a fim de aprimorarmos a cultura da canola”, ressaltou. A ABrasCanola irá estabelecer sua sede junto a ACISA em Passo Fundo, os próximos esforços serão em estruturar o local e estabelecer o plano de ação da entidade.