Bom Gosto e Leitbom acertam fusão

Com a criação da empresa, consumidores de todas as regiões do país terão acesso a um extenso portfólio de marcas para todos os segmentos da população

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A Bom Gosto e a LeitBom anunciaram na quinta-feira a fusão das duas empresas, dando origem à LBR, Lácteos Brasil S/A – a primeira grande empresa privada focada exclusivamente em produtos lácteos. A nova companhia, que se posiciona como a maior operação privada do setor de laticínios no Brasil, terá faturamento de R$ 3 bilhões e captação anual de mais de 2 bilhões de litros de leite. A LBR também será uma indutora do desenvolvimento sustentável de toda a cadeia produtiva do leite, visando ao aumento da produtividade média do setor e possibilitando que o país se transforme em um exportador global de produtos lácteos. A operação de fusão das duas companhias será devidamente comunicada às autoridades de defesa da concorrência, conforme determina a legislação brasileira.
 
Além disso, a combinação dos dois negócios, que apresentam grande potencial de sinergias e elevado nível de complementariedade, resulta na formação de uma empresa com um amplo parque fabril, com presença em todas as regiões do Brasil. Ao todo, são 30 unidades, com capacidade para processar 8,3 milhões de litros de leite por dia, em torno de 6.400 funcionários e acesso a uma cadeia de 56 mil fornecedores regulares.
 
Por fim, a LBR contará com um portfólio completo e altamente diversificado de produtos, com oportunidade de otimização do posicionamento por região, faixa de renda e canais de distribuição, beneficiando também o consumidor final. Dentre as principais marcas, destacam-se Parmalat, LeitBom, Paulista, Poços de Caldas, Glória, Boa Nata, Bom Gosto, Líder, Cedrense, DaMatta, São Gabriel, Sarita, Corlac e Ibituruna.
 
A LBR
Com a fusão dos negócios das duas empresas, todos os acionistas da Bom Gosto e da LeitBom passam a ser acionistas diretos da LBR. A BNDES Participações S.A. – BNDESPAR fará um aporte de R$ 700 milhões na LBR, sendo R$ 450 milhões via aumento de capital e R$ 250 milhões via a subscrição de debêntures conversíveis a serem emitidas pela LBR. A exigência para a participação da BNDESPAR na operação foi o compromisso da nova empresa investir no desenvolvimento de toda a cadeia produtiva do leite, objetivo original também da LBR.
 
O CEO da LBR será Fernando Falco, oriundo da LeitBom, cuja trajetória profissional sempre esteve voltada para o mercado de bens de consumo e latícinos. O Conselho de Administração da nova empresa será co-presidido por  Wilson Zanatta, fundador e diretor-presidente da Bom Gosto, e por Fersen Lambranho, co-presidente da GP Investments. A longa experiência adquirida por Zanatta no setor de lácteos, seu pioneirismo e visão empreendedora serão essenciais para a construção e consolidação da LBR. A GP contribui com sua experiência voltada para gestão e boas práticas de governança corporativa.
 
“Empresas competitivas e bem estruturadas são importantes catalisadores para tornar a atividade leiteira no país um investimento estável e rentável, permitindo o desenvolvimento contínuo dos produtores rurais. A LBR já nasce também com balanço forte necessário para promover o desenvolvimento e crescimento da cadeia do leite”, diz Fernando Falco.
 
“Pretendo levar à LBR todo o conhecimento e prática adquirida em muitos anos de atuação no agronegócio, desenvolver novos projetos e programas de assistência técnica ao produtor, além de estruturar um grande trabalho de apoio e fomento rural em diferentes regiões do país, com o objetivo de fazer com que o Brasil venha a ser uma referência mundial na produção de leite”, diz Wilson Zanatta.

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