PIB industrial em ascensão

Empresas como Kuhn, Semeato, Italac e BSBIOS tem garantido com que o valor adicionado bruto da indústria corresponda a quase 30% do PIB municipal

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daiane Colla/ON

Passo Fundo é conhecida e reconhecida por ser uma cidade de excelência em serviços. Não é por nada que esse setor corresponde a 70% do PIB municipal. Porém, a vinda de novas empresas para a cidade e a ampliação na produção das já existentes tem garantido com que o PIB industrial também cresça.

Segundo a Federação de Economia e Estatística (FEE) o valor adicionado bruto da indústria vem aumentando significativamente. Em 2008, ele correspondia a quase 20% do PIB municipal. Conforme o secretário do Desenvolvimento, Marcos Cittolin, a indústria deve encerrar 2010, respondendo a quase 30% do PIB total do município que deve ficar próximo dos R$ 4 bilhões. O valor é o dobro do registrado há três anos. Em dez anos o valor adicionado bruto da indústria em Passo Fundo cresceu quase 300%.

O crescimento do valor adicionado bruto é reflexo direto dos investimentos na cidade. O distrito industrial Paulo Rossatto já está cheio. São empresas de pequeno, médio e grande porte se instalando nele, garantindo a elevação no PIB. Além disso, outras empresas da cidade estão ampliando sua atuação. A BSBIOS é uma delas. A unidade esmagadora de grãos para produção de óleo já está em fase de testes. A expectativa é que 10% da safra gaúcha de grãos seja processada na unidade com capacidade para 2,5 mil toneladas de soja por dia.

Passo Fundo deve encerrar 2010 com a seguinte distribuição do valor adicionado bruto do PIB: comércio e serviços, 70%, agropecuária, 2% e indústria, 28%. Os dados da FEE apontam que em 2008 a distribuição era de 2,7% para agricultura, 19,4% para a indústria e 77,9% para serviços.

Novos investimentos

Ainda em janeiro, o poder público municipal deve anunciar a instalação de uma nova empresa na cidade. Ela faz parte do setor de metal mecânica, mas simboliza uma nova matriz, já que irá produzir algo inédito em Passo Fundo e região. Cittolin faz mistério quanto ao nome da empresa e o valor do investimento – por motivos contratuais – mas garante que ela irá alavancar ainda mais o desenvolvimento da cidade. Eles contam com o governo do estado para garantir alguns incentivos fiscais indispensáveis. A disputa foi grande e pela experiência de Cittolin. “A empresa é nossa”, garante. O anúncio deve ser feito junto com o governador Tarso Genro.

Conforme o secretário, a prefeitura segue em negociações com empresas de caráter estratégico para a cidade. As prioridades são as áreas de logística, serviços e metal mecânica, desde que, nenhuma delas, tirem o espaço das indústrias já consolidadas no município. Entre janeiro e fevereiro de 2011, a AmBev inicia oficialmente a construção de sua planta industrial. A maltaria deve estar produzindo em 2012. Todo o trabalho de terraplenagem, acessos e rede elétrica estão concluídos.

Outro destaque para 2011 é a construção de um condomínio industrial. Ele permitirá a instalação de pelo menos oito novas empresas de médio porte no distrito industrial Paulo Rossato. O investimento depende ainda da retomada de posse de uma área de 15 mil metros quadrados no distrito.

Crescimento reconhecido

Figurando nos rankings que apontam os maiores PIBs do estado e também os melhores lugares para se fazer carreira, Passo Fundo vem aparecendo no cenário nacional. Passo Fundo está em 9º lugar no levantamento que avalia o desempenho econômico dos municípios do Rio Grande do Sul. No ranking do PIB (responsável pela soma das riquezas produzidas) apurado pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) a pedido do IBGE, no período de 2008, a cidade mostrou um crescimento de 14% referente a 2007.

Pelo quarto ano consecutivo, Passo Fundo aparece no ranking da Revista Você S/A como uma das 100 melhores cidades do país para fazer carreira. Na região Sul, o município é o nono mais bem colocado, ficando a frente de Santa Maria, Rio Grande e Pelotas, por exemplo.

Gostou? Compartilhe