A RGE investiu em 2010 mais de R$ 1,8 milhão em melhorias, manutenção e ampliação de sua rede de distribuição de energia elétrica em Passo Fundo. Uma das principais obras no município foi a primeira etapa da ampliação de alimentadores em circuitos triplos de média tensão, concluída em dezembro.
A obra, incluindo a construção do alimentador PFU-102, recebeu investimentos de R$ 430 mil. Devido a sua complexidade, a obra exigiu a execução de diversos estudos, planejamentos e intervenções na rede.
Um dos diferenciais desta rede é a utilização do spacer cable, que são cabos protegidos, aplicados em redes de média tensão. Trata-se de rede compacta, a qual suporta melhor as agressividades externas, as mudanças climáticas e tem um bom convívio com a arborização. A tecnologia torna a rede mais sustentável econômica e ambientalmente, pois aumenta a qualidade, confiabilidade e segurança no fornecimento de energia elétrica e minimiza as intervenções de podas e abates da rede arbórea da cidade, além de se tornar mais agradável esteticamente.
- Em 2011, a RGE seguirá investindo para elevar ainda mais a confiabilidade e a segurança em seus sistemas de distribuição de energia elétrica na região de Passo Fundo, afirma Vanir Strada, gerente do Departamento de Serviços da Rede Centro da RGE.