As indústrias do Rio Grande do Sul planejam investir R$ 3,6 bilhões em seus negócios ao longo deste ano. A previsão é 28% superior ao montante de recursos aplicados no ano passado. A projeção é uma das conclusões da primeira edição da pesquisa Investimentos na Indústria-RS, realizada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs).
Com a expectativa de manutenção da trajetória de crescimento da economia nacional, 87,6% das empresas gaúchas do setor indicaram que farão investimentos em 2011. “Se no ano passado o principal objetivo foi o aumento da capacidade da linha de produção, para este ano houve mudança na estratégia. Agora a prioridade será a busca pela competitividade e pelo aprimoramento da produção já existente”, aponta o presidente da Fiergs, Paulo Tigre.
A pesquisa apontou que, em 2010, 88,3% das indústrias consultadas promoveram efetivamente investimentos e a maioria realizou conforme havia planejado em 2009. A meta para 2011, segundo 34% dos entrevistados, é investir na melhoria do processo produtivo atual, enquanto 26% pretendem elevar a capacidade da linha de produção, 19% vão criar outros produtos, 11% querem manter a capacidade produtiva e 8% introduzirão novos processos produtivos.