A SolidTech 3D, de Passo Fundo, está entre as três primeiras empresas gaúchas a serem beneficiadas pelo programa Pró-Inovação/RS. A divulgação aconteceu dia 31 de dezembro, com a publicação pelo governo do Estado no Diário Oficial. A SolidTech 3D é a fabricante da bike indoor MoveBike, lançada em setembro com o objetivo de ser uma nova tendência mundial no seu segmento. Com o programa, a indústria terá direito a um desconto de 75% no ICMS gerado pelos produtos inovadores inscritos no programa por um prazo de três anos, podendo ser renovado por mais três.
A empresa passo-fundense foi a primeira a solicitar o auxílio, ainda no mês de julho. Para ser ter uma ideia da importância desta conquista, os projetos foram avaliados por um comitê técnico que levou em consideração aspectos como o caráter inovador dos produtos, os investimentos da empresa em pesquisa, o desenvolvimento nos últimos três anos e o número de pesquisadores.
Segundo o diretor da SolidTech 3D, Rudinei Silva, os investimentos em inovação são de altíssimos risco, com isso os incentivos e as verbas de subvenção são essenciais para ela aconteça. “A projeção de faturamento deste produto para o primeiro ano de produção é de R$ 2 milhões mensais”, destaca Silva. Ainda, de acordo com ele, a empresa contemplada tem benefício no imposto, mas todos os fornecedores e sistemistas irão pagar. “É uma forma muito inteligente de desenvolver o Estado e a região”, frisa o diretor.
Além da empresa passo-fundense, a Marcopolo e a Keko Acessórios também foram beneficiadas com o bônus. O Pró-Inovação foi criado em dezembro de 2009 como parte da Lei da Inovação.