Daniela Wiethölter/ON
2010 foi o ano para acomodar o mercado de venda de automóveis em Passo Fundo. Depois de anos alcançando índices históricos nos últimos anos – em 2008 cresceu 42% - as vendas nas concessionárias passo-fundenses desaceleram em quase 5% em relação a 2009. Para o diretor da Fenabrave e da concessionária Volkswagen, Renato Bellotti, o mercado se estabilizou depois de anos em franco crescimento. “Nos últimos quatro anos vendemos mais de 18 mil carros zero km, uma média bem superior a muitas cidades brasileiras”, explicou.
Segundo o balanço da Fenabrave,Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, no município foram comercializados 4.889 automóveis no ano passado, uma queda de 4% sobre os índices de 2009. Já no Estado, houve ainda um crescimento de 5,3% e no Brasil, o aumento chegou a 10%, com mais de 3 milhões de carros novos emplacados. “O recorde nas vendas foi impulsionado pelo aumento da massa salarial, especialmente no nordeste do país. Aqui em Passo Fundo, o mercado está estabilizando”, explicou Bellotti.
Apesar da queda nas vendas, as concessionárias de Passo Fundo consideram que o ano passado superou as expectativas, já que houve o retorno do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o mercado poderia declinar. Por isso, a alternativa para o mercado foi apostar nas promoções e feirões. “A estratégia foi trazer promoções, como subsídios no IPVA e o emplacamento gratuitos”, explicou o diretor da La Machine Peugeot, Lawson Gambatto. Na concessionária, foram comercializados em torno de 850 carros na região, sendo 400 carros somente em de Passo Fundo. “No ano passado caiu o IPI e ainda vivemos um resquício da crise, mas tudo superado”, disse Gambatto.
2º maior mercado no interior
Com mais de 18 mil carros vendidos nos últimos quatro anos e uma média de um automóvel para cada dois habitantes, Passo Fundo é considerado o segundo maior mercado automobilístico do interior do Estado. Conforme Bellotti, o mercado local só perde para a capital. “Estamos chegando aos índices de países emergentes da Europa, onde se estima que existe 1,8 habitante por carro”, explicou. Nos Estados Unidos, a média é de 1,2 habitante por carro e no Brasil, existe um carro para cada nove habitantes.
2011
Após o período de adequação do mercado local, a expectativa para o ano de 2011 ainda é de crescimento. De acordo com o diretor da Fenabrave, o índice para este ano deve ficar em 6% e cerca de 5,2 mil automóveis comercializados.