BRS 327 atende nova classificação do trigo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Variedade desenvolvida pela Embrapa Trigo em parceria com a Fundação Pró-Sementes ainda apresentou elevado rendimento
Desde outubro de 2010 os triticultores brasileiros conhecem o novo padrão de classificação do trigo no Brasil. As mudanças entram em vigor em julho desse ano. A nova classificação dividiu o trigo em cinco novas classes: melhorador, pão, doméstico, básico e outros usos. A nova classificação alterou a força de glúten, estabilidade, número de queda e PH do trigo, influenciando diretamente na classe. As exigências ficaram maiores, com o objetivo de aumentar a qualidade do trigo que chega aos moinhos e consequentemente à mesa do brasileiro.

 A BRS 327, nova variedade de trigo produzida pela Embrapa Trigo em parceria com a Fundação Pró-Sementes, já apresentou variáveis que se enquadram perfeitamente na nova classificação. Segundo dados levantados na propriedade do produtor de sementes Narciso Barison Neto, a produtividade real da BRS 327 ficou próxima a 81 sacos por hectare, ou seja, 4.860 kg/ha. Além disso, a qualidade se mostrou bastante elevada, com força de glúten (W) em 274, estabilidade de 15,5, número de queda de 357, PH de 80,60 e cor de 94,5. As características apresentadas pela variedade a classificaram como trigo pão branqueador. O engenheiro agrônomo da propriedade, Tarso Barison salientou que “o material é realmente muito bom”.

A BRS 327 é uma variedade de ciclo precoce, adaptada para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Apresenta ainda moderada resistência a ferrugem da folha, giberela, oídio, manchas foliares e mosaico do trigo. A variedade foi multiplicada na safra 2010 pelos produtores ligados a Fundação e estará disponível para a safra de inverno 2011.

Gostou? Compartilhe