Em tarde de campo que será realizada nesta sexta-feira (28), a partir das 14h, em Lagoão, na região Centro Serra, a Emater/RS-Ascar e a Embrapa Clima Temperado divulgam resultados de experimento implantado no município que avalia cultivares de feijão em uso no Rio Grande do Sul. São esperados cerca de 30 agricultores. A Prefeitura vai disponibilizar ônibus gratuito para o transporte dos participantes até o local do evento.
A unidade demonstrativa foi introduzida em 13 de outubro de 2010 na propriedade familiar de Antônio Valdir Nunes, na localidade de Ronda Alta, em parceria com a família do agricultor e com apoio da Secretaria Municipal da Agricultura. "No experimento foram implantadas 16 variedades mais a cultivar do produtor, conhecida como ovo de codorna, que é uma variedade de feijão branco com mancha preta, de ciclo bastante precoce e de boa sanidade", antecipa o chefe do Escritório Municipal da Emater de Lagoão, Elimar dos Santos. No experimento, não foram usados herbicidas e nem tratamentos fúngicos, além de ter sido feita capina manual nas áreas.
O agricultor Antônio Valdir Nunes e sua família são hoje autossuficientes na produção de feijão e o que sobra é comercializado no município. Conforme Elimar, a principal característica da propriedade de 25 hectares de Antônio é a diversificação das atividades. "Aqui tem área de feijão, fumo orgânico, fumo convencional, milho, girassol, hortaliças, eucalipto e apicultura, confirmando a importância de se promover várias alternativas de renda para a pequena propriedade", diz o técnico da Emater/RS-Ascar.
Agência de notícias do governo do Estado