Feijão, papel higiênico e carne puxam alta nos supermercados em 2010

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Os produtos que puxaram a alta de preços nos supermercados em 2010 foram o feijão (51,6%), o papel higiênico (43,3%) e a carne traseiro (34,9%), segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados).
Os dados consideram o AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo analisada pela GfK. O índice geral apresentou crescimento acumulado de 17,4% no período.

No ano passado, a inflação oficial, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), encerrou o ano com taxa de 5,9% (a maior alta desde 2004).

Segundo o presidente da Abras, Sussumu Honda, nos últimos quatro meses de 2010 os preços dispararam, puxados pela alta das commodities. "Como resultado, estamos projetando que o volume de vendas tenha caído no final do ano passado, de 7%, em outubro, para 6,5%", diz.

Outros produtos que lideraram a alta foram o queijo muçarela (34,3%) e o queijo prato (32,8%). Já os produtos com maiores quedas foram cebola (-47,1%), batata (19,0%) e tomate (13,6%).

Em valores nominais, a cesta passou de R$ 261,51 em dezembro de 2009, para R$ 307,04 no mês passado.

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