O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiará o Plano de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, a reorganização da gestão da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), antecipará para agosto o repasse da primeira parcela do empréstimo solicitado pelo Governo ( R$ 750 milhões), previsto inicialmente para final de outubro, e recapitalizará a CaixaRS. As medidas foram anunciadas pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho, durante almoço de trabalho no Palácio Piratini, nesta sexta-feira (18), com o governador Tarso Genro e o secretariado gaúcho.
"A reunião foi excelente e além do que imaginávamos. O presidente do BNDES nos trouxe muito boas notícias", definiu o governador. Tarso Genro destacou que o BNDES aprovou o empréstimo solicitado e que antecipará a primeira parcela. "Com relação às estradas ou obras que desobstruirão as áreas produtivas importantes do Estado, o presidente Coutinho confirmou que serão financiadas, mas não de forma esparça e sim integradas ao Plano de Desenvolvimento", disse.
Corsan e CaixaRS
Com relação à Corsan, o presidente do BNDES disse conhecer os resultados da empresa, destacando o balanço de 2010, e que ela é uma empresa viável. Luciano Coutinho observou que será agilizada a liberação de recursos para a reorganização da gestão da Companhia e, a partir daí, serão abertas novas linhas de financiamento para obras de saneamento básico no Estado. Já a recapitalização da CaixaRS será feita a médio prazo, porque tem que ser trabalhada ainda nos moldes técnicos mais adequados.
"A CaixaRS foi muito elogiada pelo presidente Coutinho e sua equipe. Eles destacaram a sua história e o seu desempenho", lembrou Tarso Genro. O governador salientou que a Caixa RS é uma instituição de fomento e muito importante para o Estado, por incentivar o desenvolvimento, financiando as pequenas e médias empresas gaúchas.
Durante a manhã, o presidente do BNDES foi palestrante de reunião na Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS), abordando o tema "O BNDES e o novo ciclo de desenvolvimento econômico". O encontro reuniu o governador Tarso Genro, o vice-governador Beto Grill, vários secretários, membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), além de autoridades.