Mais de 300 pessoas participam de encontro sobre canola

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Mais de 350 pessoas estiveram presentes durante todo o dia no Vº Curso de Capacitação e Difusão de Tecnologia em Canola, que aconteceu nesta terça-feira, no auditório da Embrapa Trigo, em Passo Fundo/RS. O local ficou lotado superando as expectativas. O público formado de pesquisadores, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, representantes do governo federal, estudantes, produtores, entre outros vindos de diversos estados do país, como de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A abertura teve a palestra do presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Canola (ABrasCanola) e Diretor Superintendente da BSBIOS Erasmo Carlos Battistella que apresentou a finalidade da entidade aos presentes, e ao mesmo tempo, entregou aos representantes do Governo Federal  João Abreu da Silva Neto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e  a Marco Antônio Viana Leite do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) um documento sinalizando as autoridades a importância e o papel da ABrasCanola para o desenvolvimento da cultura. “Vamos trabalhar de forma conjunta para que se formulem políticas públicas específicas para a Canola, com o objetivo de incentivar o fomento da cultura em todos os estados”, afirmou Battistella.

O representante do MAPA, João Abreu da Silva Neto, destacou o projeto realizado pela BSBIOS em favor da Canola. “Em nossas apresentações utilizamos, como estudo de caso, o trabalho sobre a oleaginosa desenvolvido pela empresa de biocombustível passofundense. E, agora com a criação da ABrasCanola essa comunicação vai se dar de forma mais efetiva, a entidade agirá como uma interlocutora das ações tanto para repassar informações ao governo quanto aos interessados na cultura”, frisou.

Para Marco Antônio Viana Leite do MDA é importante à movimentação desenvolvida em prol da Canola, “nenhuma cultura cresce se não tiver aporte de tecnologia, e isso acontece aqui com o trabalho desenvolvido pela Embrapa Trigo e pela BSBIOS. É necessário que haja um tripé formado por mercado, tecnologia e crédito para a manutenção da cultura”, destacou.

O evento ainda contou com a avaliação dos resultados da safra de 2010, sistema de suporte à produção e mercado da canola, perspectivas climáticas, manejo e fatores para sucesso do cultivo, equipamentos, corte-enleiramento, controle de plantas daninhas, custo de produção e aspectos operacionais de crédito e seguro à produção. Ao final da atividade ainda foi destacado o convite para que todos participem da 3º Abertura Nacional da Safra de Canola que acontecerá em setembro e da próxima edição do curso no ano que vem.

O curso é uma promoção da ABrasCanola e DRS Biocombustíveis (BSBIOS, Banco do Brasil, Associação dos Engenheiros Agrônomos de Passo Fundo, Emater, Embrapa Trigo, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-MAPA, Secretaria do Interior-SECRINT, Conselho Municipal de Desenvolvimento Agrário-CMDA da Prefeitura Municipal de Passo Fundo; Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo, Sindicato Rural de Passo Fundo, Faculdade de Agronomia e Veterinária da Universidade de Passo Fundo.

Gostou? Compartilhe