Cada vez mais, o suco de uva 100% natural está caindo no gosto do consumidor. Dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) indicam que a comercialização do produto no Rio Grande do Sul – que é responsável por cerca de 90% da produção nacional – alcançou um crescimento recorde de 24,5% em 2010 no Brasil, em relação ao mesmo período de 2009. Foram colocados no mercado 31,8 milhões de litros de suco de uva de janeiro a dezembro do ano passado, contra 25,5 milhões de litros nos 12 meses do ano anterior.
Para o diretor executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani, esse crescimento se deve a fatores como a qualidade do produto e os benefícios à saúde, pois a bebida possui os atributos do vinho, sem o álcool. Leis nos âmbitos municipal, federal e estadual também têm favorecido a inserção do suco de uva na merenda escolar. “Isso também é um fator importante, que está ajudando o mercado, e que acaba criando consumidores”, destacou. Aproveitando essa tendência de ampliação do consumo de suco de uva, a Cantina Scalco, localizada na Linha Félix da Cunha, em Guaporé, deu início, neste ano, à produção da bebida.
A propriedade cultiva sete hectares de uvas viníferas e comuns. A localização próxima à RS 129 e a perspectiva de venda para a merenda escolar no município e na região serviram de incentivo para os agricultores familiares realizarem o investimento. “O empreendimento contou com o financiamento do Programa Mais Alimento, permitindo a ampliação da produção da cantina familiar e tornando possível uma nova alternativa de renda”, explica o agrônomo da Emater/RS-Ascar, César Perin.
Venda de suco de uva cresce 24,5%
· 1 min de leitura