Focada somente no melhoramento de cultivares de trigo, a Biotrigo Genética a cada safra que passa surpreende o mercado com sementes ainda melhores. Para 2011, a empresa com sede em Passo Fundo/RS preparou um material com alto rendimento, qualidade e vigor. O TBIO Pioneiro é a nova cultivar da empresa, que tem em seu portfólio materiais com mais de 20 anos de pesquisa e melhoramento genético.
Com um ótimo conjunto agronômico, a semente é comparada às melhores cultivares da Biotrigo em relação a produtividade, mesmo tendo uma indicação de plantio por m² menor que a maioria dos trigos disponíveis no mercado. O material tem um forte perfilhamento, com hábito semi-prostrado a intermediário. Com isso, a indicação é que sejam semeadas apenas 250 plantas/m², inclusive com utilização de redutor de crescimento em áreas de grande fertilidade, dessa forma precavendo o acamamento na lavoura. “É uma planta bem rústica, com estatura média/alta e ciclo médio, afirma o gerente Comercial, Lorenzo Mattioni Viecili.
Proveniente do cruzamento de Safira com Vaqueano, a nova cultivar está muito bem situada com a nova classificação do trigo no Brasil. Destinado a produção de Trigo Pão, o TBIO Pioneiro tem força de glúten média de 265, em média, com 10 minutos de estabilidade. “Quem escolher TBIO Pioneiro está seguro nesta safra 2011 e com grandes possibilidades de uma colheita de encher os olhos e faturar bem!”, frisa Viecili.
10 toneladas
Isso pode ser confirmado pelo dado obtido pela Fundação Pró-Sementes, em que o TBIO Pioneiro rendeu 10 toneladas por hectare em uma lavoura de ensaio em Vacaria. “Até nós mesmos nos surpreendemos com esse resultado. Quando em anos passados poderíamos imaginar que uma lavoura de trigo pudesse render tudo isso? O potencial produtivo dessa variedade felizmente é extraordinário”, comemora Viecili. Para 2012 a empresa já prepara mais quatro novas cultivares: TBIO Itaipu, TBIO Iguaçu, TBIO Tibagi e TBIO Seleto. “Cada cultivar demora cerca de 10 anos para ficar pronta. Portanto quem investir em nossos produtos pode ficar tranqüilo que estamos preparados para o futuro”, garante o gerente Comercial.
Trigo Pão exige manejo de nitrogênio
A Instrução Normativa nº 38, publicada em 1º de dezembro de 2010, implicará na nova classificação do trigo nacional, visando elevar a qualidade industrial dos trigos do Brasil. Portanto o produtor não terá como deixar de pensar em aprender o que é qualidade industrial. Além disso, terá que manejar as cultivares de trigo visando elevar essa qualidade, pois ela já tem grande importância na comercialização do produto.
Todos os agricultores sabem que o nitrogênio é um dos nutrientes mais importantes na determinação do potencial produtivo de uma lavoura de trigo. Mas muitos agricultores não sabem que este é o nutriente que mais influencia a qualidade industrial do trigo. O Nitrogênio é a fonte para a planta formar a proteína no grão de trigo, e quanto maior a concentração de proteína no grão, maior a Força de Glúten (W). Com alta Força de Glúten, atinge-se a classificação de Trigo Pão ou até mesmo de Trigo Melhorador.
Para quem quiser saber mais sobre manejo para qualidade industrial, a Biotrigo estará apresentando informações no seu estande na Expodireto, em Não-Me-Toque. Além disso, acesse www.quartzotemqualidadepao.com.br e confira o material sobre o assunto.
Cultivar de trigo com alto rendimento chega ao mercado
· 2 min de leitura