Fundação Pró-Sementes disponibiliza resultados de trigo

Resultados do desempenho de 87 cultivares indicadas pelo zoneamento agrícola nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo serão apresentados no final do mês

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Fundação Pró-Sementes apresenta no final do mês de março os resultados dos Ensaios de Cultivares em Rede (ECR) de trigo 2010. O relatório apresenta o desempenho de cultivares de trigo indicadas pelo Ministério da Agricultura, resultado de 26 ensaios de rendimento em 19 locais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Foram avaliadas 87 cultivares de soja de oito obtentores em campos experimentais instalados nas cidades de Júlio de Castilhos, Passo Fundo, São Gabriel, Vacaria, Cachoeira do Sul e Santo Augusto, no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, os campos experimentais estavam instalados em Campos Novos e Abelardo Luz. No Paraná o experimento foi conduzido em Guarapuava, Ponta Grossa, Campo Mourão, Cascavel, Pato Branco, Astorga e Nova Fátima. Os municípios de Taquarivaí, Cruzália e Manduri foram os escolhidos em São Paulo.

Todas as cidades representam regiões produtoras com características diferentes, que levam em conta a posição geográfica, o solo e o comportamento climático. O principal objetivo da rede experimental de trigo conduzida pela Fundação Pró-Sementes é o de fornecer informações adicionais para a tomada de decisão sobre o uso de cultivares de trigo nas diferentes regiões onde estão indicadas.

A Fundação também realiza o mesmo experimento com variedades de soja indicadas para esses mesmos estados. A colheita das parcelas dos ensaios já está em andamento e os resultados do desempenho das cultivares de soja deve estar disponível ao produtor ainda no primeiro semestre de 2011.

Gostou? Compartilhe