A Fundação Pró-Sementes de Apoio à Pesquisa realiza nessa quinta-feira (24) um dia de campo sobre os Ensaios de Cultivares em Rede (ECR) de soja. O evento acontece nos campos experimentais da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UPF (FAMV), ao lado da Faculdade de Direito, no campus I da UPF a partir das 14h.
No local, assistência técnica e produtores de sementes poderão avaliar o desempenho das cultivares de soja indicadas para a região de Passo Fundo através do zoneamento agrícola do Ministério da Agricultura. Estão sendo avaliadas 107 cultivares de soja em Passo Fundo. O desempenho delas deverá determinar quais variedades melhor se adaptam a essa região produtora. A informação é de extrema relevância a assistência técnica e aos produtores rurais, pois auxilia na tomada de decisão sobre quais cultivares escolher.
Os ensaios são realizados ainda em Julio de Castilhos, Uruguaiana, Pelotas e Cachoeira do Sul, São Gabriel, São Luiz Gonzaga, Santo Augusto e Vacaria no Rio Grande do Sul e em outros 17 locais de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Após a colheita, a produtividade das variedades é contabilizada e todos os resultados disponibilizados de forma gratuita no site da Fundação Pró-Sementes. No relatório sobre o desempenho das cultivares é possível saber também época de semeadura, a adubação utilizada, dias para floração, maturação, nota de acamamento, altura da planta e os resultados dos anos anteriores.
A Fundação Pró-Sementes realiza o experimento desde 2007 com o objetivo de garantir informações seguras aos produtores rurais e assistência técnica. A pesquisa também é realizada com variedades de trigo. Os resultados da safra de trigo 2010 devem ser disponibilizados no começo de abril.