Número de declarações de IR chega a 10 mil

Delegado da Receita Federal, Dorlei Maffi, alerta para que declarações não sejam deixadas para última hora

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação/ON

O número de declarações de Imposto de Renda (IR) recebidas pela Receita Federal de Passo Fundo (RF) chegou a 10.150 nesta semana. O total representa apenas 7,5% das 134 mil que devem ser recebidas. O prazo se estende até o dia 29 de abril. No entanto, quanto antes a declaração for realizada, mais tempo o contribuinte terá para acompanhar o processamento dos dados.

O delegado da RF de Passo Fundo, Dorlei Maffi, destaca que entre os 108 municípios atendidos pela delegacia os mais representativos em volume de declarações são Passo Fundo com 3.070 declarações recebidas e expectativa de 35 mil; Erechim com 1,7 mil entregues e expectativa de 19 mil; e Carazinho com 790 entregues e expectativa de 9,5 mil. “É uma performance que vem de acordo com o histórico dos anos anteriores. Deve ter uma incidência maior de contribuintes que entregam com imposto a restituir, para receber primeiro”, observa Maffi.

O delegado alerta para que as pessoas não deixem para declarar na última hora. “O importante é que as pessoas façam essa declaração e acompanhem ela. Apresentando dentro do prazo, o contribuinte tem condições de apurar o imposto a paga e evita penalização”, pontua. Quem entregar a declaração fora do prazo tem multa de 1% ao mês que não pode ser inferior a R$ 175, além de problemas com o CPF.

As pessoas que já fizeram a declaração podem acompanhar o processamento dos dados pelo site da Receita. Quando alguma irregularidade for identificada, é possível fazer uma retificação e corrigir o problema.

O que prestar atenção

Maffi aponta alguns itens que costumam fazer com que as declarações caiam na malha fina durante o cruzamento de dados. A declaração dos rendimentos é um deles. O contribuinte deve ter o cuidado de incluir todos os rendimentos dele e dos dependentes. Os itens que mais incidem em malha na declaração é em relação a informação de rendimentos.
As deduções de despesa médica também devem ser feitas com atenção. “Hoje as empresas que recebem esses valores também apresentam uma declaração para a Receita e gera cruzamento de dados”, acrescenta. Os serviços declarados devem ter sido utilizados pelo declarante ou pelos dependentes no ano de 2010. Outro cuidado diz respeito à informação correta de valores envolvidos em transações com imóveis, veículos e aluguel.

Programa

O delegado observa que o programa de recebimento das declarações também tem funcionado normalmente. Dúvidas podem ser esclarecidas no site da RF ou pelos telefones de plantão: o 146 ou o 54 3316-9600. Dúvidas mais complexas podem ser esclarecidas diretamente na delegacia da Receita das 13h30 às 15h.

www.receita.fazenda.gov.br

No site da Receita Federal é possível encontrar uma série de informações sobre o processo de declaração do Imposto de Renda. Entre elas diversas dúvidas respondidas, informações sobre prazos e procedimentos, acompanhamento da declaração e retificação de possíveis irregularidades.

Gostou? Compartilhe