Embrapa lança BRS Estância RR

Cultivar de soja é a mais precoce lançada pela instituição e alia produtividade e resistência a doenças

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Embrapa Trigo apresentou na tarde de ontem a cultivar de soja mais precoce já desenvolvida pela empresa de pesquisa. A BRS Estância RR é a culminância de um estudo de oito anos desenvolvido pela instituição. Além da precocidade, a nova variedade tem como destaques a resistência a doenças e o alto rendimento. Em áreas experimentais a produtividade média chegou a 70 sacas por hectare.

O melhorista de soja da Embrapa Trigo, Paulo Fernando Bertagnolli, é um dos responsáveis pelo desenvolvimento da nova variedade. O pesquisador explica que o objetivo foi justamente conseguir aliar estes três fatores citados acima. Segundo ele este foi um pedido dos produtores da oleaginosa.

A soja é classificada conforme o período de maturação. Neste caso a BRS Estância RR é alcança a pontuação 6.1.  “É a cultivar mais precoce que já desenvolvemos. Até então a mais precoce que tínhamos era classificada como 6.6 e a grande maioria das cultivares era classificada em 7, caracterizadas como ciclo médio”, acrescenta o pesquisador.

Outra característica da nova cultivar é o bom tipo agronômico. A planta é a mais baixa que as demais desenvolvidas pela Embrapa. A resistência ao acamamento é outra característica. O cultivo da Estância é indicado para a Macrorregião Sojícola 1, que abrange todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, a parte Leste do Paraná e uma parte de São Paulo. A variedade foi desenvolvida através da parceria Embrapa Trigo, Embrapa Transferência de Tecnologia de Passo Fundo e Fundação Pró-Sementes de Apoio à Pesquisa.

Fundação Pró-Sementes

A Fundação Pró-Sementes é a responsável pela multiplicação das sementes desta nova variedade. A BRS Estância RR já está disponível no mercado para os agricultores que tiverem interesse em cultivá-la na próxima safra.
Dia de campo

O lançamento da cultivar aconteceu durante o Dia de Campo de Verão da Embrapa Trigo. A programação contou com palestras sobre previsões climáticas para a safra de inverno, cultivares de trigo para a próxima safra e resistência de plantas daninhas. No campo, além do lançamento, foram apresentadas outras cultivares de soja, pesquisas com uso de inoculantes, ferrugem asiática, densidade e espaçamento.

Gostou? Compartilhe