Ainda faltam entregar 38% das declarações

Escritórios de contabilidade trabalham contra o tempo para atender a demanda, que cresceu nos últimos dias

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

A dois dias do prazo final da entrega do Imposto de Renda, cerca de 50 mil das 134 mil declarações esperadas, ainda não foram apresentadas à Receita Federal com sede em Passo Fundo que abrange 108 municípios da região. Em Passo Fundo, a Receita espera 35 mil declarações. Até agora foram transmitidas aproximadamente 22 mil, o que representa 62% do total. O contribuinte que não entregar até esta sexta-feira (29/04) estará sujeito a pagar multa e sofrer outros tipos de prejuízos como a suspensão do CPF. Algumas pessoas preferem contratar o serviço especializado dos contadores que estão virando a noite para dar conta da demanda.

A Receita Federal acredita que a maior incidência de declarações deverá acontecer entre hoje e amanhã. Segundo o delegado Dorlei Maffi, apesar da transmissão estar acontecendo dentro da expectativa, o número que resta é preocupante. “Se todos deixarem para entregar nos dias 28 e 29 poderá haver o congestionamento da rede e ocasionar problemas na transmissão”, destaca Maffi.

A Receita não deverá prorrogar o prazo. No ano passado, o número de declarações foi de 140 mil superando a expectativa desse ano. O contribuinte que preencher algum dado errado pode fazer uma declaração de retificação evitando cair na malha fina. Informações através do site da Receita, telefone 146 ou (54) 3316-9600.

Multa por atraso
- Imposto devido, multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, incidente sobre o imposto devido, ainda que integralmente pago, observados os valores mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido;
- inexistindo imposto devido, multa de R$ 165,74.

Demanda dos contadores aumenta 80%
O contador e sócio de um escritório de contabilidade de Passo Fundo, Marcelo Cordeiro Lopes afirma que a demanda está altíssima nesse período de declaração do IRPF. “Esperamos fechar cerca de 150 declarações, mas em escritórios grandes chegam ser feitas até 800 declarações mensais”, disse o contador.

Entre as principais dificuldades encontradas pelos escritórios e um dos grandes responsáveis pelo atraso na entrega é a falta de documentos. Lopes explica que a maioria das pessoas deixa para entregar alguma informação, como comprovantes de compra, nos últimos dias.

Para dar conta do serviço, os contadores trabalham fora do horário de expediente. Além dos clientes fixos, muitas pessoas procuram os escritórios para fazer a declaração por questão de comodidade e segurança.  “As pessoas procuram o contador porque ele faz um trabalho mais seguro para o contribuinte. Cada vez mais a Receita está apertando a origem dos dados e fazendo o cruzamento das informações entre contribuintes e prestadores de serviços. Às vezes por coisas simples, as pessoas acabam caindo na malha fina”, salientou Lopes.

Gostou? Compartilhe