Final de prazo tranquilo para IR

Nos dois últimos dias, menos de 8 mil declarações faltavam ser entregues em Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação/ON

Hoje é o último dia para a entrega das declarações do Imposto de Renda. Quem deixou para a última hora precisa ter cuidado para não perder o prazo. Em Passo Fundo, na tarde de ontem, a situação era tranquila. De acordo com os dados das transmissões feitas até o final do dia de quarta-feira (27), já haviam sido entregues 27.308 declarações de um universo de 35 mil esperadas para o município. Com isso, a previsão da Delegacia da Receita Federal era de um final de prazo sem maiores problemas.

“Até o final da tarde de ontem (quarta-feira, 27), notamos um grande aumento na quantidade de entregas realizadas. O mesmo vem acontecendo nos últimos três dias”, comenta o delegado da Receita Federal, Dorlei Maffi. Dos 108 municípios da área de abrangência da Delegacia de Passo Fundo, no mesmo período haviam sido entregues 102.553 do total de 134 mil declarações esperadas.

“Tenho a impressão de que não vai ocorrer problema de trancar o sistema, porque de ontem para hoje aumentou significativamente a entrega. E a quinta-feira (28) também deve ser bastante representativa. Acho que vai transcorrer normal. Estão faltando menos de 8 mil declarações de Passo Fundo, então acredito que não haverá problema. Além disso, o sistema tem uma boa vazão de entregas. Só se a maioria desses faltantes deixar para fazer a entrega amanhã (29) de noite, daí sim pode haver um congestionamento, mas acredito que vai ser tranquila a transmissão”, projeta Maffi.

No país

Até as 10h da manhã de ontem (28), 18.805.943 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2011 (ano-base) 2010 haviam sido entregues em todo o país. A expectativa da Receita é de que cerca de 24 milhões de contribuintes prestem contas este ano. O prazo de entrega termina em 29 de abril, às 23h59min59s. A Receita alerta para o risco das pessoas deixarem para enviar a declaração no último dia, pois muitos contribuintes podem encontrar dificuldades devido ao acúmulo de acessos à página. O contribuinte que perder o prazo pagará a multa mínima de R$ 165,74, ou a máxima, de 20% do imposto devido.

Gostou? Compartilhe