Natália Fávero/ON
Em Passo Fundo, a estimativa de 35 mil declarações de Imposto de Renda foi atingida pela Receita Federal. Durante o prazo normal, que encerrou na sexta-feira (29/04), 35.307 contribuintes entregaram a declaração. Já na abrangência total da Receita Federal, com 108 municípios, a meta de 134 mil declarações ficou um pouco abaixo do esperado. Mesmo assim, o delegado da Receita, Dorlei Maffi considerou os números positivos. As pessoas que ainda não entregaram a declaração podem fazer o procedimento no site da Receita Federal mediante multa.
O desempenho do município na entrega das declarações do Imposto de Renda foi considerado dentro do esperado pelo delegado da Receita Federal, mesmo que no ano passado o número tenha sido um pouco maior, em torno de 36 mil declarações.
Em 2010, precisavam declarar as pessoas que tivessem recebido R$ 17.215,08 durante o ano de 2009. Neste ano, tiveram que declarar todos os contribuintes que receberam em 2010 rendimentos tributáveis acima de R$ 22.487,25.
Esse aumento foi citado pelo delegado da Receita Federal como um dos fatores responsáveis para o órgão não atingir a expectativa de 134 mil declarações na região. Até sexta-feira, 130.233 pessoas entregaram o Imposto de Renda. A estimativa é para que no decorrer do ano, os cerca de R$ 5 mil contribuintes restantes entreguem a declaração. “Nunca temos certeza do quantitativo, porque há algumas variáveis que interferem como o aumento do valor dos rendimentos que determina a obrigação da declaração. Esse foi um dos fatores que contribuiu para a diminuição nesse ano”, justifica Maffi.
Atrasados ainda podem entregar IRPF
A Receita Federal já disponibilizou o programa atualizado para os contribuintes que não entregaram no prazo normal ou para aqueles que têm que retificar informações. Essas pessoas devem realizar o procedimento no site www.receita.fazenda.gov.br. Não é mais possível gravar a declaração e entregar nos bancos. Caso o contribuinte não tenha como transmitir via Internet, ele deve procurar uma unidade da Receita.
O delegado alerta para que a declaração do IRPF seja realizada o quanto antes. “Caso o contribuinte seja pego em alguma ação de fiscalização do órgão, a multa será maior do que se tivesse entregado o imposto espontaneamente”, alerta Maffi.
Multa
Quem entregar de forma espontânea paga multa de 1% ao mês calculado sobre o imposto devido. O limite mínimo é de R$ 165,74 e o máximo chega a 20%. As declarações que apurarem imposto tem multa de 0,33% ao dia. Se for através de ações de fiscalização da Receita essa multa passa para 75% sobre o valor não recolhido.
Informações
Através do site da receita, do número de telefone 146 ou (54) 3316-9600.
Maffi deixa cargo de delegado da Receita Federal
O delegado da Receita Federal de Passo Fundo, Dorlei Maffi foi exonerado do cargo. A exoneração foi publicada no Diário Oficial da União de ontem (02/05). Até sair a nomeação de um novo delegado, assume interinamente, a subdelegada, Luciane Scortegagna Pedra. Conforme legislação vigente, a partir de agora, cada delegado nomeado terá mandato de dois anos, prorrogáveis por mais dois.
Maffi continuará como servidor da Receita através da função de Auditor Fiscal. Já atua no órgão há 32 anos. “Estou deixando a função com a sensação de dever cumprido. Foi um privilégio estar a frente dessa delegacia. Sempre tivemos resultados positivos em todas as áreas. Isso tudo foi fruto do trabalho conjunto com uma equipe de servidores coesa, responsável e ética”, declara Maffi.
A frente de uma das maiores delegacias do interior, uma das marcas da gestão foi o alcance das metas de arrecadação. Conforme Maffi foi realizando um trabalho de convencimento do cidadão para que ele contribuísse de forma espontânea, utilizando a fiscalização para combater a sonegação de impostos. Também citou o combate ao contrabando e descaminho, principalmente de mercadorias vindas do Paraguai e Uruguai, em parceria com Polícias Rodoviárias Federal e Estadual, Brigada Militar e Polícia Federal. O atendimento qualificado realizado na Receita também foi uma das ações que ele destaca. “Atingimos 1,2 milhões de pessoas e o atendimento ágil para reduzir tempo de espera sempre foi a nossa preocupação”, diz Maffi.