A Receita Federal colocou no ar nesta segunda-feira (2) o programa que calcula e gera a multa para quem entregou o IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) 2011 em atraso. O software também serve para os contribuintes que entregaram a declaração dentro do prazo, mas que precisam fazer alguma retificação.
Quem perdeu o prazo vai pagar multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. O programa está disponível no site da Receita Federal.
De acordo com a Receita, a multa deve ser paga o quanto antes. Quem não pagar a multa receberá uma intimação, e, em caso de imposto a restituir, terá o valor da multa abatido da restituição. A Receita alerta, no entanto, que o contribuinte não deve esperar que isso aconteça, pois nesse caso a sua declaração irá demorar mais tempo para ser processada.
Não existe um novo prazo para a entrega da declaração em atraso. Ela deve ser feita o quanto antes, pois que não enviou o documento está em dívida com a Receita. Se o contribuinte tiver imposto a pagar, quanto mais tempo passar maior será a incidência de juros.
O governo recebeu 24,3 milhões de declarações do imposto de renda até as 23h59min59s da última sexta-feira (29).
R7