Plantio do trigo começa na próxima semana

Período recomendado é de 20 de maio a 10 de julho. Pico do plantio acontece na metade deste mês

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O período recomendado para o plantio do trigo iniciou no dia 20 de maio. No entanto, o plantio na região deve começar a partir da próxima semana, alcançando o ápice na metade do mês. A área plantada na região deve ter um aumento de 10% em relação a safra de 2010. Com isso quase 190 mil hectares deverão ser ocupados pela cultura.
Na região, as práticas de campo ainda estão concentradas na conservação e preparação do solo para receber as sementes. Conforme o engenheiro agrônomo da Emater, Cláudio Dóro, os agricultores concentram as atividades de controle de ervas e de valetas causadas por erosão. “Muitos estão fazendo aplicação de calcário e incorporando esse calcário para a correção da acidez do solo. Também estão concluindo a dissecação com aplicação de herbicidas”, complementa. Na região a recomendação do cultivo do trigo vai de 20 de maio a 10 de julho. Na região de Palmeira das Missões e Seberi o plantio está adiantado. “Lá começou no dia 20 de maio porque tem um microclima especial para trigo. Tradicionalmente o pessoal planta mais cedo”, esclarece Dóro. No município o plantio se intensifica a partir da semana que vem e tem pico na metade deste mês.

Aumento
A Emater concluiu recentemente um levantamento a nível estadual e regional que aponta um aumento de 10,46% na área plantada. “A região vai plantar 187.895 hectares. Estamos estimando uma produtividade de 2.211 quilos por hectare, uma produção regional de mais de 415 mil toneladas”, antecipa.  Entre os motivos estão a boa safra de trigo em 2010 com produtividade que ficou em torno de 2.700 quilos por hectare e também com boa qualidade. “Outro fator é a saída de uma safra de soja e milho com sucesso e o agricultor está capitalizado. Quando o agricultor vem de uma safra boa ele tem mais recursos para implantar nova safra, no caso as culturas de inverno”, explica.

Clima
O clima de chuvas dentro da média histórica exige implantação de mais tecnologia na lavoura. “Junho e julho devem ter temperaturas baixas. Agosto já volta às temperaturas normais e o que deve caracterizar esse ano são as chuvas dentro da média histórica. Isso denota que o produtor tem de usar tecnologia, principalmente trabalhar com fungicida. Sabemos que a umidade é atrativa às doenças”, alerta.  Além disso, Dóro acrescenta que o mercado tem a disposição sementes de cultivares com bom potencial genético.

Gostou? Compartilhe