A União Brasileira de Avicultura (Ubabef) encaminhou ontem à ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, documento detalhando necessidades de infraestrutura que atualmente representam entraves logísticos para a avicultura brasileira. O documento foi elaborado a partir da contribuição de empresas associadas e de outros setores durante as reuniões do workshop de logística que a Ubabef promove desde 2010. Entre as demandas apontadas estão investimentos em portos como Paranaguá (PR), Itajaí e Navegantes (SC), em ferrovias – como a construção da Ferrovia do Milho, ligando o Sul ao Centro-Oeste – e melhorias em acessos rodoviários, além de ações destinadas a agilizar os procedimentos de órgãos públicos.
No ofício, o presidente executivo da entidade, Francisco Turra, destaca que a avicultura brasileira representa um Produto Interno Bruto de R$ 36 bilhões, correspondendo a 1,5% do PIB nacional, e contribui com 4,5 milhões de empregos diretos e indiretos. E que o Brasil é o maior exportador mundial e o terceiro maior produtor de carne de frango. “Todos esses números mostram o peso e a importância que a avicultura tem para o brasileiro, seja como geradora de segurança alimentar ou de emprego e renda para a população”, destacou Turra.
Segundo o coordenador do workshop de logística, José Perboyre Ferreira Gomes, diretor Financeiro e Administrativo da Ubabef, as necessidades de infraestrutura logística serão debatidas, nos próximos dias, na Câmara Setorial de Aves e Suínos, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.