Plantio de cevada na reta final

Área plantada na região chegará a 25 mil hectares nesta safra. 75% já estão no campo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Faltando pouco mais de 10 dias para a finalização do período de plantio de cevada, 75% dos 25 mil hectares a serem cobertos com a cultura já estão semeados. A cultura tem ciclo um pouco mais curto que o trigo e libera as áreas de terra mais cedo para o plantio das culturas de verão.

A cevada apresenta melhor tolerância às baixas temperaturas. No entanto ela é mais sensível a umidade no período de pré-colheita. Segundo o engenheiro agrônomo da Emater, Cláudio Dóro, a incidência de umidade no período anterior ao da colheita pode prejudicar o potencial de germinação do grão. “Se a produção não tiver poder germinativo de 95% ela não é utilizada como cervejeira e com isso perde muito preço”, observa. O ciclo mais curto também permite implantar lavouras na melhor época. Ela também é considerada ótima cobertura de solo devido ao perfilhamento. “A cevada contribui ainda para diminuir as invasoras para as culturas de verão. A dificuldade é a qualidade”, reitera.
 
O preço do grão é balizado pelo do trigo e o mercado é comprador. “A Ambev é responsável por praticamente toda a compra da produção. A cultura tem preço mínino, financiamento, seguro agrícola, os produtores fazem plantio com contrato prévio com a maltaria, é quase um plantio integrado com a indústria”, exemplificou. A cultura já está perfeitamente adaptada a região, clima e solo. Com a instalação da AmBev a área plantada deverá aumentar nos próximos anos.

Gostou? Compartilhe