Christine Lagarde é escolhida como a nova diretora-gerente do FMI

Francesa cumprirá mandato de cinco anos começando em 5 de julho. Brasil, China e Rússia apoiaram a ministra, eleita por unanimidade.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A  francesa Christine Lagarde foi escolhida como nova diretora-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), informou nesta terça-feira (28). Ela torna-se a primeira mulher à frente do principal cargo do fundo.

O comitê executivo do fundo, com 24 países-membros, nomeou por unanimidade a francesa para um mandato de cinco anos, começando em 5 de julho, segundo comunicado.

"Sinto-me honrada e feliz de que o comitê tenha me escolhido", disse ela em seu Twitter logo após a divulgação da notícia.

A vitória da francesa de 55 anos foi assegurada após países emergentes como Brasil, China e Rússia terem declarado apoio a ela. Os EUA também endossaram o nome da francesa.

Lagarde, ministra de Finanças da França, derrotou na disputa Agustín Carstens, presidente do Banco Central do México. Derrotado, Carstens desejou sorte à vencedora e disse que ela será uma líder "muito competente" do fundo.

Lagarde vai suceder ao também francês Dominique Strauss-Kahn, que renunciou após envolvimento em um escândalo sexual em Nova York, no qual foi acusado de atacar sexualmente uma camareira de hotel.

O Brasil havia anunciado pouco antes o apoio a ela, por meio do ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Agência Brasil

Gostou? Compartilhe