A Petrobras informou no começo da noite de sexta-feira ter adquirido 50% do capital da produtora de biodiesel BsBios Indústria e Comércio de Biodiesel Sul Brasil, instalada em Passo Fundo. A operação envolveu R$ 200 milhões. Segundo a Petrobras, a BsBios opera uma planta industrial integrada com unidade de extração de óleos vegetais, com produção de 160 milhões de litros de biodiesel por ano. Em nota, a Petrobras informou que a BsBios “possui privilegiada posição logística tanto na questão de suprimento de grãos quanto de comercialização de biodiesel, encontrando-se ao lado de uma base de distribuição de combustíveis e de um terminal ferroviário para recepção de grãos e expedição de produtos", informou a estatal em nota.
A Petrobras informou que o negócio representa uma ampliação da parceria já existente entre as empresas na Usina de Biodiesel de Marialva (PR), "que associada à parceria ora firmada na Usina de Biodiesel de Passo Fundo resulta em uma nova sociedade robusta e competitiva na região Sul do país, apropriando-se de importantes sinergias comerciais e operacionais". A aquisição foi feita por meio da subsidiária integral Petrobras Biocombustível e o valor final do negócio ainda está sujeito à conclusão da "due diligence", acrescentou a estatal petroleira.
A direção da BsBios em Passo Fundo vai se manifestar sobre a transação, na segunda-feira à tarde, durante uma coletiva de imprensa.