O trigo no Estado está com bom desenvolvimento vegetativo, com poucas áreas apresentando, até o momento, problemas decorrentes das condições desfavoráveis do clima. Segundo o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, o plantio da safra 2011 está praticamente encerrado: apenas pequenas áreas deixaram de ser semeadas devido às chuvas.
A alta umidade presente no solo, aliada à falta de luminosidade adequada, também prejudicou a germinação e o desenvolvimento inicial de algumas lavouras semeadas nos últimos dias. A partir de agora, as condições do tempo serão o foco da atenção dos triticultores, uma vez que, dentro de poucos dias, lavouras plantadas há mais tempo deverão entrar na fase reprodutiva, de floração.
Na cebola, as lavouras das variedades precoces vêm se desenvolvendo satisfatoriamente na região da Serra, estando na fase de crescimento vegetativo. A frequente umidade exige mais atenção e tratamentos foliares preventivos.
As sementeiras da variedade crioula estão retomando o crescimento que havia sido brecado pelas baixas temperaturas ocorridas no período anterior. Já na região Sul, as sementeiras de cebola foram favorecidas pelas últimas chuvas, e estão com bom desenvolvimento.
O transplante encontra-se em andamento, sendo que, em São José do Norte, 5% da área prevista de 2mil hectares já foi transplantada. Em Rio Grande, com previsão de plantio de 800 hectares, já foram transplantados cerca de 450 ha e a expectativa é de uma produtividade de 25 t/ha.