Os tradicionais eventos, Dia do Porco e Encontro de Suinocultores de Vila Maria, serão realizados nesta sexta-feira (12), no ginásio de esportes do município de Vila Maria. O Dia do Porco está na sua trigésima sétima edição; já o Encontro de Suinocultores está comemorando 20 anos. Para este ano, os promotores dos eventos organizaram palestras técnicas e apresentações artísticas, além do almoço à base de carne suína. O início está marcado para as 9h e terá a presença do diretor administrativo da Emater/RS, Valdir Zonin.
É a segunda vez o que Dia do Porco é realizado em Vila Maria, a outra edição foi em 2005. De acordo com o chefe do escritório municipal da Emater de Vila Maria, Luis Otávio Rossi Rodrigues, o município conta com 237 produtores de suínos, sendo que desses, 99 realizam a atividade em ciclo completo, ou seja, fase inicial até a terminação, e 138 realizam a criação para consumo próprio. “A atividade representa cerca de 4% do PIB do município”, acrescenta o agrônomo.
A primeira palestra será sobre Agronegócio e produção de suínos – desafios e perspectivas aos produtores brasileiros, com o veterinário e diretor executivo da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Fabiano Coser. Após, o veterinário e coordenador do Conselho Técnico da Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Flauri Migliavaca, fala sobre a interação homem x animal no complexo produtivo rural.
Após o almoço haverá apresentações artísticas. A expectativa é de que os eventos reúnam cerca de mil pessoas. A promoção do 37º Dia do Porco e do 20º Encontro de Suinocultores é da Emater/RS-Ascar, Acsurs, Associação dos Suinocultores de Vila Maria (Assuivima) e Prefeitura, com o apoio da Câmara de Vereadores, ABCS, Secretaria de Desenvolvimento Rural Pesca e Cooperativismo, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio e Superintendência Federal de Agricultura no RS.
Cadeia da Suinocultura é foco de eventos em Vila Maria
· 1 min de leitura