Brasileiros estão confusos em relação à sua classe social

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma pesquisa feita pelo Data Popular revelou que o rico não se acha rico, no Brasil, e a classe média se enxerga pobre. O estudo foi feito com 3.000 pessoas em 251 cidades de 26 Estados no segundo trimestre de 2011 e mostrou que o brasileiro não conhece muito bem sua situação em relação à renda e classe social que ocupa.
De acordo com os resultados, a percepção dos brasileiros com relação ao seu padrão de vida ainda não reflete a real distribuição por faixa de renda. Para se ter uma idéia, enquanto apenas 36,9% das pessoas se considera de Classe Média, de fato, esse grupo atinge 53,9% da população.
Quando o assunto é faixa de renda, as classes também estão confusas. Mais de um terço da “Alta Renda” se acha de “Baixa Renda” e mais da metade desse grupo se vê como de “Classe Média”. Entre a “Baixa Renda”, quase 20% se consideram pertencentes à “Classe Média” ou mesmo à “elite” do país. Já para a esmagadora maioria dos efetivos integrantes da “Nova Classe Média”, suas vidas seriam de brasileiros de “Baixa Renda”.

Gostou? Compartilhe