O preço do milho em alta tem feito com que muitos produtores optem por aumentar a área produzida na próxima safra. No Estado, a área plantada deve ter um acréscimo de 4,86% em relação ao último ano. Consultores indicam que o momento é favorável para o fechamento de negócios futuros que garantirão bom preço do produto.
Com o aumento na área, o Rio Grande do Sul deve plantar 1.154.870 hectares de milho. Conforme o engenheiro agrônomo da Emater Regional de Passo Fundo Cláudio Dóro os produtores estão em busca de cultivares com maior potencial produtivo para garantir ao máximo a rentabilidade. “No ano passado teve boa safra e também o preço muito bom, o que resultou em bom desempenho comercial, nesta safra automaticamente o produtor aposta no milho”, observa.
Milho brasileiro
O milho brasileiro passou a ter uma atuação mais efetiva no mercado internacional nos últimos cinco anos. Antes disso, praticamente toda produção era destinada ao mercado interno. Com quebras de safra na Europa e EUA, além do aumento de consumo de etanol neste último, cresceu a demanda pelo grão. Conforme o consultor de commodities da Agroinvvesti Corretora João Pedro Corazza o volume de exportações passou de menos de 5 milhões de toneladas para mais de 10 milhões.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas