Passo Fundo está alinhado ao desenvolvimento nacional

Secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior visitou município e apresentou Plano Brasil Maior

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A agenda de desenvolvimento de Passo Fundo está alinhada aos objetivos centrais do Plano Brasil Maior. A observação foi feita pelo secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) Alessandro Teixeira. Durante a sexta-feira, ele visitou a cidade e conheceu o plano de desenvolvimento, além de algumas empresas. Ele ressaltou que devido a Passo Fundo ser o centro de desenvolvimento da região norte do Rio Grande do Sul ela tem a capacidade de se alinhar à política de formação de recursos humanos.

Teixeira destacou os pontos estratégicos dos municípios e as possibilidades que surgem a partir deles e do Plano Brasil Maior. O primeiro é a questão da qualificação da mão-de-obra. Ele destacou que o número de instituições de ensino técnico e superior dão à cidade condições de qualificar mão-de-obra em vários níveis. “O Brasil vem crescendo. Estamos chegando quase a um nível de pleno emprego. O desafio é a qualidade da mão-de-obra”, disse. O segundo aspecto é a criação do Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio e de incubadoras tecnológicas. Essas ações são consideradas fundamentais para o fomento de inovação e geração do conhecimento ligada à produção.

Plataforma logística
O terceiro ponto destacado foi a implantação de uma plataforma logística. “É um dos principais gargalos do Brasil tanto na área de produção, escoamento da produção e exportação. O município está muito interessado com a integração dos modais”, avaliou. Ele destaca que com base nesses três pontos elencados, o município está alinhado às políticas nacionais de desenvolvimento.

A notícia completa na edição impressa  e  digital do Jornal O Nacional.  Assine já!  www.onacional.com.br/assinaturas

Gostou? Compartilhe