No último sábado (22), no auditório da Bsbios em Passo Fundo estiveram reunidos colaboradores da empresa e da Emater envolvidos com o processo de classificação da soja. O objetivo foi o de afinar as normas e regras utilizadas no processo de classificação de grãos, de acordo com a instrução Normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e os procedimentos adotados pela BSBIOS. Atualmente, a Emater presta o serviço de classificação para a indústria passo-fundense verificando in loco na origem o produto que está sendo expedido para estar de acordo com os padrões de classificação e recebimento da companhia.
A atividade foi iniciada com a apresentação do complexo industrial da empresa e das equipes de trabalho, em seguida foram explanados os procedimentos de classificação da soja empregados na indústria, as normas de Boas Práticas de Fabricação e HAACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), que consiste em um sistema de gestão de segurança alimentar. Após, os participantes puderam acompanhar a parte prática do recebimento e classificação da Soja.
Para o Coordenador de Suprimentos da Bsbios Leandro Luiz Zat essas atividades são muito importantes para alinhar os procedimentos. “A Bsbios prima pela qualidade do grão que recebe, pois considera fundamental que a sua matéria-prima tenha e seja de alto padrão, o que vai refletir no produto final”, afimou.
De acordo com o Supervisor da Gerência de Classificação e Certificação da Emater/RS Jair Omar Meller Domenighi para a entidade é muito positiva essa aproximação. “Aqui puderam ser suprimidas dúvidas do processo, os nossos técnicos trocaram informações teóricas e visualizaram a prática do procedimento adotado pela empresa, o que vai embasar ainda mais o trabalho realizado na origem dos grãos,” destacou. Está coordenando a prestação de serviço da Emater o coordenador da Unidade de Classificação e Certificação (UCC) de Passo Fundo, Antonio Airton Polippo. O encontro contou com a presença de aproximadamente 50 pessoas, sendo 20 classificadores da Emater de diversas regiões do Estado.