CDL dicas: como evitar a inadimplência no fim do ano

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com a chegada do natal e o décimo terceiro salário na mão, é inevitável, a progressão nas vendas e a busca pela quitação de débitos antigos que sofre aumento natural no último bimestre de cada ano, ou seja, consumidores que colocaram em dia os seus débitos - movimenta o banco de dados do SPC em inclusões e cancelamentos. No ano passado, em 2010, este aumento foi de 35%. Este ano, a previsão é de que ultrapasse os 40%.

Estes dados são considerados positivos e são baseados nos relatórios de 1260 empresas associadas ao SPC Passo Fundo. O fato de ser um período de maior rendimento, atípico em relação ao restante do ano também influencia os números deste do período e deve ser como positivo pelos empresários e consumidores.

Dicas ao consumidor:
* Procure as empresas que você possui dívidas. As empresas sempre ficam mais acessíveis neste período do ano;
* Resolva o problema logo no início para evitar juros que elevem muito o valor da dívida;
* Negocie diretamente com o credor. Evite intermediários;
* Negocie a taxa de juros, mas, não espere descontos excessivos para só então fechar o acerto;
* Se possível, utilize o dinheiro das férias e décimo terceiro para quitar completamente a dívida;

Dicas ao Lojista:
* Colha informações sobre seus clientes antes de realizar a venda. Uma boa prevenção é consultar o SPC, por exemplo, para ter acesso facilitado a estes tipos de informações. Do contrário você também estará contribuindo para esta inadimplência;
* Faça um acompanhamento nas compras à prazo de seus clientes para saber se os recebimentos estão em dia, caso contrário, a situação financeira de sua empresa fica fragilizada;
* Incentive o pagamento em dia com desconto para pontualidade;
* Ofereça outras formas de pagamento. Dê possibilidades aos clientes;
* Lembre-se: “Não é só vender muito. É vender muito e receber!”

Gostou? Compartilhe