Estado ganha programa de Agricultura Ecológica

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O governador do Estado, Tarso Genro, lançou esta semana o Programa Agricultura de Base Ecológica, durante o XI Seminário Internacional sobre Agroecologia e do XII Seminário Estadual sobre Agroecologia, eventos que acontecem no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS, em Porto Alegre. A cerimônia foi acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, presidente da Emater/RS, Lino De David, por políticos e representantes de instituições parceiras na organização dos seminários.

O Programa tem como objetivo estabelecer ações para fortalecer a agricultura de base ecológica nos distintos sistemas produtivos já existentes ou em novos, no âmbito da agricultura familiar e outros públicos específicos, gerando renda, alimentos saudáveis e condições de vida digna no campo. As ações serão desenvolvidas a partir de eixos principais como a biodiversidade, o acesso a alimentos ecológicos e produção e troca de conhecimento ecológico. A proposta do Programa foi construída com a participação de mais de 20 instituições parceiras, entre elas a Emater/RS-Ascar, que deverá prestar assistência técnica.

O secretário Pavan lembrou que o Programa foi uma demanda do governador. “Hoje estamos consolidando mais uma ação estratégica da nossa Secretaria. Seja pela conscientização ou por razões econômicas, cada vez mais as pessoas estão se convencendo da importância da agricultura agroecológica. Estamos convictos de que o RS pode e será o maior produtor de orgânicos do Brasil. Estamos assumindo um compromisso de que na próxima Expointer haverá um espaço no Pavilhão da Agricultura Familiar dedicado ao produto orgânico”, informou o secretário.


Revista Agroecológica
Ao final do lançamento do Programa Agricultura de Base Ecológica, o governador Tarso Genro recebeu do presidente da Emater/RS, Lino De David, um exemplar da Revista Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, editada pela Emater/RS-Ascar. Essa e outras edições da Revista podem ser acessadas no site da Instituição (www.emater.tche.br).


Gostou? Compartilhe