Ano Internacional das Cooperativas será destaque na 13ª Expodireto Cotrijal

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece o modelo de negócio cooperativo como um fator importante no desenvolvimento econômico e social dos países. E durante a 64ª Assembleia Geral das Nações Unidas foi aprovada a resolução sobre “As Cooperativas e Desenvolvimento Social", que declara 2012 como Ano Internacional das Cooperativas (IYC sigla em inglês).

Esta é a primeira vez na história que um ano será dedicado ao setor cooperativista. A notícia foi recebida por dirigentes do mundo inteiro com grande aceitação, o que motivou a organização da Expodireto Cotrijal – Feira Internacional, a debater e realizar ações durante a 13ª edição da feira focando o sistema cooperativo gaúcho e brasileiro.

Segundo o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, o objetivo é mostrar a força do cooperativismo dentro do agronegócio e do setor primário. "Vamos mostrar o cooperativismo de trabalho, de crédito, de produção e unir a FecoAgro, a Ocergs e a CCGL para energizar as ações cooperativistas na feira", destaca o presidente, revelando que uma dessas ações acontecerá no Recanto Temático, com a participação da Coprel.

Na última edição da feira (2011), o cooperativismo já foi destaque com a realização do 1º Seminário Internacional do Cooperativismo, desenvolvido pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Sicredi, FecoAgro e Cotrijal. O evento reuniu lideranças e produtores brasileiros e estrangeiros.

Gostou? Compartilhe