O corre-corre das compras de última hora para o Natal virou quase uma maratona. Além de peregrinar por vagas no estacionamento, nas lojas o movimento define que quem quer comprar terá que enfrentar filas. Além disso, não há muita escolha na hora de ver qual presente dar, porque muitos produtos poderão estar em falta. Esta é a cena para quem deixou para comprar os presentes nos últimos dias.
Mas é justamente nestes últimos dias, que compõem a semana que antecede o Natal, respondem por 30% de todas as vendas do mês de dezembro segundo a expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo. O dado partiu de experiência de quem trabalha com vendas. Isso, porque muitos lojistas sabem que os consumidores preferem antes pesquisar os preços e os produtos para então efetivar a compra, que acaba ficando para a última semana.
Além disso, segundo informações da entidade, os dois dias da véspera são os mais lucrativos, chegando a render até duas vezes mais do que a expectativa gerada na semana. E, segundo a pesquisa sobre hábitos de consumo, realizada pela Rohde & Carvalho, e divulgada pela CDL, 58,8% dos entrevistados costumam ir ao centro da cidade em busca de melhores ofertas no Natal.
Modo de pagamento
Na pesquisa realizada em dezembro, sobre as formas de pagamento, os números mostram que a maioria dos consumidores tem preferido fazer o pagamento à vista, o que corresponde a 30% das negociações. O cartão de crédito vem logo em seguida, com 25% das compras. As efetivações com cheques têm respondido por 15% das vendas e os 30% restantes são com crediário ou cartão próprio da loja.