Liquidações movimentam o comércio

Primeira semana do ano no varejo é marcada por grandes descontos e liquidações

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Passado o tumulto de final de ano, muita gente aproveita os primeiros dias de janeiro para realizar compras. Várias lojas do grande varejo em Passo Fundo começaram 2012 queimando o estoque. Essas grandes liquidações tiveram origem em Porto Alegre e, há alguns anos, viraram uma tradição também no interior. As ações têm como objetivo renovar o estoque e vender os itens do mostruário, segundo Edson Flávio da Silva, gerente da loja Volpato. “Faz entre cinco e seis anos que esta queima é um procedimento do comércio, principalmente depois das festas do final de ano”, completou.

O balanço é positivo. Silva afirma que o crescimento nos últimos cinco dias foi acima de 15% em relação ao mesmo período no ano passado. Leandro Rodrigues, gerente da loja Deltasul, afirma que a expectativa para 2012 é muito boa. “O comércio brasileiro de varejo no segmento de eletro e móveis está cada vez mais aquecido. Na primeira semana do ano, o balanço já é maior em vendas do que do ano passado”, disse. Ele ainda explicou que o mercado projetava um crescimento de 10% a 12% para dezembro, mas que o crescimento em Passo Fundo foi acima disso.

Apesar das vendas serem boas durante o ano todo, parte da população espera esta época para comprar. “Muita gente não faz as comprar no natal, eles querem aproveitar os preços de janeiro”, reforçou Rodrigues. Este é o caso de Iva Silva de Morais, de 54 anos, aposentada. Somente agora ela vai comprar os presentes de natal para seus filhos. “Eu não compro nada no natal, só agora em janeiro. Tenho três filhos, então é um presente para cada um”, explicou. Os preços baixos é o principal atrativo. “Agora vou levar um liquidificador à vista por 39,00 R$, porque se eu comprasse fora da promoção custaria 59,00 R$”, completou Iva.

Entre os produtos mais vendidos figuram os refrigeradores. Para Rodrigues, o verão em si aumenta a saída destes produtos. “Verão puxa geladeira nova, freezer novo e também ar-condicionado, principalmente em função da queda do IPI e por ser um produto sazonal”, comentou. Na linha de móveis, a maior saída é nos itens de dormitório e cozinha, principalmente compras dos cômodos inteiros. As compras devem ser ainda maiores no mês de fevereiro, grande parte devido aos estudantes que chegam para morar na cidade.

Gostou? Compartilhe